IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Parlamento Europeu dá 1º voto de apoio a Lagarde como presidente do BCE

Nicholas Kamm - 7.mar.2017/AFP
Imagem: Nicholas Kamm - 7.mar.2017/AFP

Em Bruxelas (Bélgica)

04/09/2019 15h10

A Comissão de Assuntos Econômicos e Monetários da Parlamento Europeu votou a favor nesta quarta-feira que a francesa Christine Lagarde presida o Banco Central Europeu (BCE) a partir de 1º de novembro deste ano.

Após uma audiência de quase três horas com a presença da indicada, os eurodeputados deram o sinal verde para a nomeação, com 37 votos a favor. Além disso, foram 11 contra e quatro abstenções.

A votação se trata de uma manifestação de apoio, já que a escolha do presidente é feita a partir da indicação dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia.

O plenário da Parlamento e o próprio BCE ainda deverão se posicionar sobre a escolha da francesa.

Lagarde foi diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), também foi ministra da Economia da França e recebeu a designação em julho, para suceder o italiano Mario Draghi, no Banco Central Europeu, a partir de 1º de novembro.

Na primeira audiência com o Parlamento Europeu, a francesa defendeu que a política de estímulos do BCE será necessária por um período prolongado de tempo, para aumentar a inflação, embora tenha alertado para necessidade de atenção aos "efeitos secundárias" das medidas. EFE