IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petroleira russa Rosneft localiza jazida de gás na bacia do rio Solimões

Maxim Shemetov/Reuters
Imagem: Maxim Shemetov/Reuters

17/10/2019 10h10

Moscou, 17 out (EFE).- A companhia petrolífera Rosneft, uma das maiores do mundo no ramo e que tem como maior acionista o governo da Rússia, anunciou hoje a identificação de uma nova jazida de gás na bacia do rio Solimões, no Amazonas.

"Foi realizado um trabalho significativo de prospecção no Brasil. Foi feita uma exploração sísmica em 2D e 3D que incluiu terrenos novos, não estudados antes. Descobrimos uma nova jazida de gás", disse o primeiro vice-presidente da companhia, Eric Maurice Liron, à agência russa de notícias "Tass".

De acordo com o representante da Rosneft, estão sendo avaliadas as possibilidades de como monetizar as descobertas.

A companhia faz na bacia do rio Solimões um projeto de prospecção e extração de hidrocarbonetos, com licença para operar em uma superfície total de 32,6 mil quilômetros quadrados.

A empresa americana de consultoria petrolífera DeGolyer and MacNaughton estima que a região possa conter 60 bilhões de metros cúbicos de gás natural.

O cálculo é que a área explorada pela Rosneft, que fez a primeira perfuração de poço em 2017, conte com reserva de 57 milhões de toneladas de petróleo, o que representa cerca de 176 bilhões de metros cúbicos.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.