IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Espanhola Disa compra rede de postos da Petrobras no Uruguai

A Petrobras decidiu deixar o Uruguai em meados do ano passado - Mateusz Slodkowski/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
A Petrobras decidiu deixar o Uruguai em meados do ano passado Imagem: Mateusz Slodkowski/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

05/10/2020 14h43

A empresa espanhola Disa chegou a um acordo com a Petrobras para adquirir seu negócio de distribuição de combustíveis, lojas, lubrificantes, fertilizantes e querosene no Uruguai, informou nesta segunda-feira a companhia em comunicado, que não divulgou o valor da transação.

Com esta operação, ainda pendente de autorização das autoridades de concorrência do Uruguai, a Disa dá mais um passo na sua estratégia de internacionalização, iniciada há três anos, e passará a ser a segunda distribuidora de combustíveis do país sul-americano, com participação de mercado 24% e uma rede de 88 postos ativos.

A empresa espanhola tem cerca de 850 postos de abastecimento em Portugal, Andorra e Espanha, onde é o quarto operador de mercado e o primeiro independente.

Além da rede e das lojas de conveniência, o acordo com a Petrobras, que decidiu deixar o Uruguai em meados do ano passado, inclui a distribuição de combustíveis e lubrificantes, o negócio marítimo em diversos portos, o negócio de aviação no Aeroporto Internacional de Carrasco e a comercialização de fertilizantes.

Em nota, a Disa garantiu que manterá os 160 empregos da Petrobras no Uruguai e salientou que com esta operação inicia a sua entrada no mercado latino-americano de combustíveis, operando pela primeira vez com sua própria marca fora da Espanha.