IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Influenciado por covid, PIB dos EUA cresce apenas 0,5% no 3º trimestre do ano

PIB dos Estados Unidos apresentou recuo no terceiro trimestre deste ano, ficando em 0,5%, contra alta 1,6% registrada nos três meses anteriores - Nicholas Kamm/AFP
PIB dos Estados Unidos apresentou recuo no terceiro trimestre deste ano, ficando em 0,5%, contra alta 1,6% registrada nos três meses anteriores Imagem: Nicholas Kamm/AFP

29/10/2021 00h42Atualizada em 29/10/2021 17h57

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos apresentou recuo no terceiro trimestre deste ano, ficando em 0,5%, contra alta 1,6% registrada nos três meses anteriores, conforme informou nesta quinta-feira o Escritório de Análises Econômicas do país.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2020, o PIB registrou avanço de 2%, contra 6,7% de crescimento interanual contabilizado no período anterior.

De acordo com os especialistas, redução na alta do PIB é reflexo do aumento no número de casos de covid-19 e do fim da maioria dos programas de auxílio econômico que tinham sido colocados em prática pelo governo americano.

Os índices de crescimento do PIB trimestral divulgados hoje são os mais frágeis do país desde o início da recuperação econômica pós-pandemia da covid-19, no segundo trimestre de 2020.

O gasto dos consumidores, que nos Estados Unidos representa dois terços da economia, cresceu apenas 1,6% entre julho e setembro, contra 12% no segundo trimestre do ano.

A desaceleração econômica também é uma resposta aos problemas das cadeias de distribuição globais, que impediram que diferentes setores retomassem a atividade normal.

Como consequência destes obstáculos, o Federal Reserve (Fed) rebaixou no mês passado as previsões de crescimento econômico dos Estados Unidos para 5,9% neste ano, contra os 7% estimados em junho.