FAO: Brasil está entre os que mais combatem a fome

Roma - Alguns países têm alcançado sucesso na luta contra a fome, que afeta mais de um bilhão de pessoas no mundo, afirmou hoje a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). De acordo com relatório divulgado hoje - segundo dia da Cúpula Mundial para Segurança Alimentar (World Summit on Food Security) - 16 países já alcançaram o objetivo de reduzir a fome em 50% até 2015. Entre eles estariam Brasil, China, Nigéria, Tailândia, Armênia, Geórgia, Vietnã e Peru.

No entanto, apesar do progresso, analistas disseram que os países que tentam combater a mazela ainda enfrentam dificuldades e que seus esforços poderiam colocá-los em conflito com as regras de comércio global.

O diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, se disse feliz com a notícia. Segundo ele, foi resultado de "comprometimento perseverante por parte dos governos de países em desenvolvimento e apoio energético da comunidade internacional". A FAO avalia que o sucesso no combate à fome pode ser alcançado por meio de ambiente econômico favorável, investimentos para atingir objetivos e planejamento inteligente para o futuro.

Mas Ambroise Mazal, da organização não-governamental francesa CCFD-Terre, declarou que, mesmo que um país esteja comprometido com a luta contra a fome, "pode se deparar com tantos obstáculos que não conseguirá fazê-lo". Ele citou como exemplo o caso do Malawi. Em 2005, o país africano introduziu um sistema de subsídios para pequenos produtores por meio do qual o país deixou de ser importador de milho para ser exportador. Mas a medida foi contra a recomendação do Banco Mundial, que retirou financiamentos.

"De um lado está a FAO, que alerta para a proteção dos mercados e para a ajuda a pequenos produtores. Do outro está a Organização Mundial do Comércio (OMC), que alerta para a competitividade nos mercados abertos", ponderou Mazal. "Simplesmente não podemos continuar assim." As informações são da Dow Jones.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos