Bolsas

Câmbio

Bolsas asiáticas apresentam queda; Xangai perde 3,6%

A maioria dos mercados da Ásia fechou no vermelho nesta quinta-feira, após os bons resultados registrados no dia anterior. Novamente as bolsas chinesas influenciaram os demais pregões da região, pouco suscetíveis à ligeira alta em Wall Street.

Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong, que sofreu também com o enfraquecimento dos bancos chineses. O índice Hang Seng caiu 401,39 pontos, ou 1,8%, e terminou aos 22.210,41 pontos.

As Bolsas da China mais do que devolveram os fortes ganhos da véspera e fecharam com queda acentuada. A possibilidade de um aperto na política monetária e os planos dos bancos de elevar capital continuaram a pesar no sentimento dos investidores. O índice Xangai Composto caiu 3,6% e encerrou aos 3.170,98 pontos. Já o Shenzhen Composto perdeu 3,5% e terminou aos 1.171,72 pontos.

A forte desvalorização do dólar em relação ao euro ajudou o yuan a se valorizar sobre a moeda norte-americana. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8265 yuans, de 6,8272 yuans do fechamento de quarta-feira.

Já a Bolsa de Taipé, em Taiwan, não conseguiu segurar os ganhos da sessão da manhã e fechou em ligeira queda. O índice Taiwan Weighted caiu 0,2% e encerrou aos 7.739,16 pontos, com os investidores realizando lucros às vésperas do feriado de Ação de Graças nos EUA.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou em queda, liderada pela baixa nas ações das construtoras que se seguiu ao anúncio de moratória por seis meses da Dubai World. A notícia despertou o receio de um possível declínio nos pedidos do Oriente Médio às construtoras. O índice Kospi recuou 0,8%, aos 1.599,52 pontos.

A noticia da moratória do maior grupo empresarial de Dubai também repercutiu no mercado australiano, onde o índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney recuou 0,3% e fechou aos 4.708,6 pontos.

Nas Filipinas, o índice PSE da Bolsa de Manila ganhou 0,8% e fechou aos 3.089,82 pontos.

A Bolsa de Cingapura fechou fraca em meio a pequeno volume de negócios, em linha com as baixas nos mercados regionais e uma vez que os investidores realizaram lucros ante um longo fim de semana. O índice Straits Times perdeu 1,1% e fechou aos 2.762,22 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, perdeu 2,8% e fechou aos 2.393,52 pontos, com contínuo processo de vendas de papéis da holding PT Bakrie & Brothers (BNBR.JK) e de suas units devido ao crescente temor da elevação das taxas de dívidas após recente lançamento de bônus. Também as quedas nos demais mercados asiáticos e a proximidade de um longo fim de semana estimularam as vendas.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc caiu 1,4% e fechou aos 685,73 pontos, por conta de realizações de lucros.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, da Malásia, subiu 0,1% e fechou aos 1.272,40 pontos, em contínua consolidação antes de longo fim de semana.

As informações são da Dow Jones

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos