IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsas europeias fecham em alta pela quinta sessão seguida

24/12/2013 15h48

São Paulo - Com o clima natalino reduzindo o volume de negócio nos mercados, as Bolsas europeias operaram durante toda a sessão em alta moderada e fecharam nesta tendência. Foi a quinta sessão consecutiva de ganhos na zona do euro.

A agenda de indicadores trouxe um bom resultado do índice Eurocoin em dezembro, além de um fraco Produto Interno Bruto (PIB) da França no terceiro trimestre. Dos Estados Unidos, as encomendas de bens duráveis e dados do setor imobiliário vieram positivos, mas os mercados já haviam fechado na Europa.

O índice Stoxx Euro 600 subiu 0,24%, aos 324,16 pontos.

Nesta terça-feira, 24, o mercado apenas repercutiu o chamado índice Eurocoin, que subiu 0,29 em dezembro, de 0,23 em novembro. A melhora dos números sugerem que a economia da zona do euro acelerou no quarto trimestre e pode começar o próximo ano continuando na linha da recuperação econômica. Da França, contudo, veio a notícia de que o PIB do país encolheu 0,1% no terceiro trimestre ante os três meses anteriores, segundo dados finais do instituto de estatísticas Insee.

Os indicadores norte-americanos programados para esta terça vieram bons, mas não influenciaram os mercados europeus, que fecharam mais cedo.

As encomendas de bens duráveis, número usado para os economistas fazerem projeções do Produto Interno Bruto (PIB), cresceram 3,5% em novembro na comparação com outubro. A expectativa dos economistas era de expansão de 2%. Outro indicador divulgado pela manhã foi o índice de venda das moradias, que subiu 0,5% em outubro, ante alta de 0,2% em setembro.

As Bolsas de Milão e Frankfurt não operaram. A Bolsa de Madri teve o ganho mais expressivo e fechou com alta de 0,63%, aos 9.819,5 pontos. Entre os bancos, as ações do Bankia avançaram 1% e os papéis do Caixabank perderam 1,2%.

Após a divulgação do PIB francês, o índice CAC40 teve alta de 0,07%, aos 4.218,41 pontos.

Em Londres, o índice FTSE subiu de 0,23%, aos 6.694,17 pontos.

Em Portugal, a Bolsa de Lisboa avançou 0,09%, aos 6.616,62 pontos.

Na quarta-feira, feriado de Natal, os mercados estarão fechados.

(Edgar Maciel, com informações da Dow Jones Newswires)