IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Janot aprova criação de força-tarefa para investigar Operação Zelotes

07/04/2015 13h58

Brasília - O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF), presidido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, aprovou a manhã desta terça-feira (7) a criação de uma força-tarefa para atuar na apuração da Operação Zelotes.

O grupo será coordenado pelo procurador da República Frederico Paiva, um dos responsáveis pela operação que investiga desvios nos recursos da Receita através de suposto esquema de corrupção do Conselho de Recursos Administrativos Fiscais (Carf).

Paiva solicitou ao procurador-geral da República o auxílio de um grupo de procuradores diante do grande volume de informações e provas a serem colhidas no caso. A investigação abrange julgamentos no "tribunal da Receita" da ordem de R$ 19 bilhões.

Os trabalhos de investigação serão reforçados com a criação da força tarefa que contará com mais três procuradores da República.

Fazem parte do grupo coordenado por Frederico Paiva os procuradores José Alfredo de Paula Silva e Raquel Branquinho, os dois da Procuradoria Regional da República da 1ª Região, e Rodrigo Leite Prado, da Procuradoria da República em Minas Gerais.

O uso de uma força-tarefa para apurar grandes esquemas investigados pelo MPF e pela Polícia Federal acontece, por exemplo, na Operação Lava Jato, que reúne no Paraná nove procuradores.

Os integrantes do grupo que investiga o caso do esquema envolvendo contratos da Petrobras trabalham desde abril do ano passado no caso.