IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Taxas de juros são altas, mas devem atrair investidor externo, diz Barbosa

10/06/2015 12h27

Brasília - O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou nesta quarta-feira (10), durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado, que as taxas de juros no mundo ainda estão baixas e ponderou "que tudo indica" que o planeta vai conviver com taxas reduzidas por muito tempo.

Barbosa fez as afirmações ao responder críticas de senadores que disseram que pode haver desinteresse de investidores em função do custo dos financiamentos no Brasil. "Essas taxas no Brasil são elevadas, mas devem atrair muitos investidores internacionais e fundos de pensão. Essas debêntures, quando colocadas, tiveram boa aceitação no mercado", observou.

Outras críticas

O senador Ronaldo Caiado (DEM/GO) aproveitou nesta quarta-feira a presença do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, na Comissão de Infraestrutura para fazer duras críticas ao governo Dilma Rousseff. Em sua fala, acusou a gestão petista de marqueteira e chamou o Programa de Investimento em Logística (PIL), anunciado ontem, de projeto de privatização.

Caiado ainda criticou a execução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e outros projetos do governo. "Combater o ilusionismo é duro e eu não sou mágico", afirmou o oposicionista.

O senador Garibaldi Alves (PMDB/RN), presidente da comissão, pediu ao colega que suavizasse o tom. "Peço que amenize as críticas porque senão quem vai ser um Cristo aqui será o ministro Nelson Barbosa", disse, em referência a fala do vice-presidente Michel Temer, que comparou Joaquim Levy a Jesus Cristo depois de a presidente Dilma Rousseff ter saído em defesa dele - e afirmar que o ministro não deveria ser tratado como se fosse Judas.