IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Solução definitiva para fórmula 85/95 deve ser debatida, diz Gabas

Os ministros Nelson Barbosa (Planejamento), Gabas (Previdência) e Levy (Fazenda) - Charles Sholl/Futura Press/Estadão Conteúdo
Os ministros Nelson Barbosa (Planejamento), Gabas (Previdência) e Levy (Fazenda) Imagem: Charles Sholl/Futura Press/Estadão Conteúdo

18/06/2015 12h54

Brasília - O ministro da Previdência, Carlos Gabas, afirmou nesta quinta-feira (18) que a solução proposta pela presidente Dilma Rousseff para as alterações do fator previdenciário é "momentânea" e que a solução definitiva para as aposentadorias será definida durante fórum.

"Não (resolve todos os desafios). Essa é uma solução momentânea. A definitiva deve ser debatida", disse durante coletiva para explicar as mudanças propostas pela presidente Dilma Rousseff após vetar mudanças no fator previdenciário na MP 664.

Ainda durante a explicação, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, reiterou que a proposta do 85/95 já havia sido feita pelo governo durante discussões para soluções para a Previdência Social.

Sobre a economia que as mudanças promoverão no caixa, Barbosa informou que, com a inclusão da progressividade, a queda da despesa até 2030 será de R$ 50 bilhões e que essa alteração melhora a sustentabilidade da Previdência. Inicialmente, o ministro havia afirmado que a economia de R$ 50 bilhões seria até 2026. Ao ser perguntado sobre as projeções para o longo prazo, Barbosa afirmou que o valor vale até 2030 e, após este período, o melhor cálculo será baseado no impacto do PIB e que a mudança acarretará num impacto de 0,5 ponto porcentual do PIB.

As preocupações do governo com um possível aumento do número de aposentados decorrente das alterações feitas, Barbosa reafirmou que não é necessário ter pressa para a aposentadoria após as mudanças promovidas pelo governo. Segundo o ministro, "a proposta garante previsibilidade e ninguém precisa ter pressa".

O ministro da previdência fez questão de afirmar que a expectativa de vida não vai parar de crescer. "Remetemos discussão ao fórum pois a expectativa de sobrevida não vai parar de evoluir". Durante as explicações, os ministros ponderaram por diversas vezes que o objetivo do fórum é "estabelecer um quadro futuro para a previdência".