IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

O maior desemprego foi na época FHC, afirma Dilma

23/03/2016 14h05

Brasília - A presidente Dilma Rousseff afirmou na manhã desta quarta-feira (23), apesar da taxa de desemprego ter subido em fevereiro, que a maior taxa aconteceu "na época do FHC", referindo-se ao governo tucano de Fernando Henrique Cardoso.

"Esse desemprego é grande em relação ao mínimo que nós chegamos no meu governo, que foi de 4,6%", afirmou. "Mas temos certeza que estamos trabalhando forte para que esse desemprego seja revertido", completou.

A taxa de desemprego apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 8,2% em fevereiro - o maior patamar para o mês desde 2009. Considerando todos os meses, a taxa é a mais alta desde maio de 2009, quando foi de 8,8%.

Dilma disse ainda que o governo tem "duas grandes preocupações" com a economia, o desemprego e a inflação. Segundo ela, no caso do aumento de preços já é possível vislumbrar "boas notícias".

"A boa notícia é que inflação já mostra todos os sinais de declínio. Há por parte do mercado, que geralmente é pessimista, a convicção de que inflação está em trajetória de declínio", afirmou.

A presidente disse que é preciso somar os esforços do governo para reduzir o desemprego e a inflação em queda, mas disse que o país só voltará a crescer com o fim da crise política. "Acredito que o grande esforço para o Brasil voltar a crescer é estabilidade política", disse, ressaltando que "a tentativa sistemática do golpe" com um processo de impeachment sem motivos prejudicam o País.

Taxa de desemprego dispara e atinge 8,5% em 2015

redetv