IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ministério diz que imposto sindical já deixará de ser cobrado no ano que vem

Murilo Rodrigues Alves e Fernando Nakagawa

Brasília

12/07/2017 15h51Atualizada em 12/07/2017 17h34

O imposto sindical cobrado anualmente dos trabalhadores com carteira assinada não será descontado do salário em 2018 após a aprovação da reforma trabalhista. A informação é do Ministério do Trabalho.

Segundo o ministério, os trabalhadores não serão cobrados em março do próximo ano porque o texto votado na terça-feira (11) no Senado prevê o fim da contribuição obrigatória que descontava um dia de trabalho por ano de cada empregado.

O entendimento do Ministério do Trabalho enterra a possibilidade mencionada por alguns sindicalistas de que poderia haver, em 2018, cobrança do imposto sindical proporcional aos meses em que vigorou a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) neste ano.

Entre alguns sindicalistas, inclusive, há análise jurídica sobre o tema, já que uma corrente dos sindicatos de trabalhadores e empregadores entende que parte do imposto relativo a 2017 poderia ser cobrada em março de 2018, já que a reforma trabalhista só vigorará quatro meses após a sanção presidencial --que deve acontecer ainda esta semana.