IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro: 'Nós é que temos que resolver nossa Previdência'

O presidente Jair Bolsonaro chega a Santiago, no Chile - Martin Bernetti/AFP
O presidente Jair Bolsonaro chega a Santiago, no Chile Imagem: Martin Bernetti/AFP

Daniel Weterman e Ricardo Galhardo, enviados especiais

Santiago

21/03/2019 17h49

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a reforma da Previdência no Brasil e disse que o governo se inspira no modelo de aposentadorias do Chile, onde ele desembarcou nesta quinta-feira (21) para uma agenda de três dias.

"Nós é que estamos com a bola na mão lá no Brasil, nós é que temos de resolver nossa Previdência. Pelo que sei, aqui no Chile está totalmente controlada a situação, nós é que temos problemas", declarou o presidente.

Bolsonaro afirmou acreditar na "capacidade e no patriotismo" do ministro da Economia, Paulo Guedes, para solucionar o problema da Previdência. O presidente brasileiro lembrou que Guedes morou no Chile durante o governo de Augusto Pinochet e está levando "em parte" o formato do sistema para o Brasil.

Ao falar sobre a proposta que altera o sistema de aposentadoria dos militares, Jair Bolsonaro voltou a justificar a inclusão da reestruturação de carreiras das Forças Armadas.

De acordo com ele, a reforma dos militares é "muito mais profunda" do que a emenda que altera a aposentadoria do sistema geral e dos servidores públicos civis porque os integrantes das Forças tiveram benefícios retirados em 2001 e vêm acumulando perdas em comparação a outras categorias.

Entenda a proposta de reforma da Previdência em 10 pontos

UOL Notícias