IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsonaro nega retorno de CPMF e cita intenção de reduzir alíquota de IR

5.ago.2019 - Jair Bolsonaro participa de inauguração de usina em Sobradinho (BA) - Alan Santos/Presidência da República
5.ago.2019 - Jair Bolsonaro participa de inauguração de usina em Sobradinho (BA) Imagem: Alan Santos/Presidência da República

Daniel Weterman

Brasília

09/08/2019 11h09

O presidente da República, Jair Bolsonaro, comentou, nesta sexta-feira (9) a intenção de diminuir a alíquota máxima do Imposto de Renda, que hoje é de 27,5%. Ao falar sobre a reforma tributária, o presidente rejeitou falar em CPMF e afirmou que o formato da proposta ainda está sendo desenhado.

"Já falei que não existe CPMF, é decisivo. O que ele Marcos Cintra, secretário da Receita Federal quer mexer, tudo é proposta, não vai dizer que lá na frente que eu recuei, é facilitar o Imposto de Renda, aumentar aí a base, acabar com algumas deduções, diminuir um pouco o imposto máximo de 27%. Esta é a ideia, facilitar", declarou Bolsonaro.

Secretário da Receita diz que governo vai propor nova CPMF

UOL Notícias

Conforme o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) publicou na quinta-feira (8) o governo estuda corrigir a faixa inferior de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física hoje, em R$ 1.903,98 mensais pela inflação, além de promover um corte linear nas alíquotas de todas as faixas de renda, segundo apurou o jornal "O Estado de S. Paulo" com fontes da área econômica. A tabela não é reajustada desde 2015.

Nesta sexta, Bolsonaro disse que pediu à equipe econômica para, se não mudar nada no Imposto de Renda, pelo menos corrigir a faixa inferior pela inflação.

Ele voltou a falar da promessa de campanha de isentar do imposto quem ganha até cinco salários mínimos. "Tenho conversado com Paulo Guedes, vou continuar batendo nessa tecla."

Mourão critica reajuste do salário mínimo acima da inflação

UOL Notícias