IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Azul apresenta proposta de parceria com a TAP

Azul apresenta proposta de parceria com a TAP - Divulgação
Azul apresenta proposta de parceria com a TAP Imagem: Divulgação

Letícia Fucuchima

07/11/2019 09h45

A companhia aérea Azul submeterá hoje a seus acionistas uma proposta de joint venture com a portuguesa TAP. A equipe de administração que acompanha os resultados trimestrais, que foram divulgados nessa manhã, revelou a informação.

"Acreditamos que essa parceria contribuirá com o crescimento de ambas as empresas nos próximos anos", afirma a equipe.

Recentemente, a companhia brasileira tem mostrado mais entusiasmo com a TAP. Os executivos da Azul têm destacado que a aérea portuguesa está em processo de "virada" dos negócios, e que o investimento da companhia brasileira na estrangeira pode se mostrar um ativo valioso no futuro.

Em 2016, a Azul adquiriu dívidas conversíveis emitidas pela TAP no valor de 90 milhões de euros (R$ 402 milhões, na cotação de hoje). Esses bonds são conversíveis, no total ou em parte, e a opção de convertê-los em novas ações da TAP dá direito a benefícios econômicos preferenciais.

Após a conversão total, as ações detidas pela Azul representarão 6% do capital total e votante da TAP, com o direito de receber dividendos ou outras distribuições correspondentes a 41,25% dos lucros distribuíveis da empresa portuguesa.