IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo e oposição criticam Guedes por chamar servidor de "parasita"

Apoiador do governo, o senador Major Olimpio (PSL) disse no Twitter que "parasita é uma expressão ingrata e irresponsável" - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Apoiador do governo, o senador Major Olimpio (PSL) disse no Twitter que "parasita é uma expressão ingrata e irresponsável" Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Gregory Prudenciano

São Paulo

07/02/2020 17h56

A declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que os servidores públicos são como "parasitas" do Orçamento, repercutiu mal entre parlamentares e atraiu críticas públicas até de políticos que apoiam o governo. A fala de Guedes foi feita nesta sexta-feira, 7, em palestra no Rio de Janeiro.

O deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) foi ao Twitter dizer que ele e seu partido são "favoráveis à reforma administrativa, mas o ministro Paulo Guedes não pode chamar todos os servidores públicos de 'parasitas'".

"Não é por aí", advertiu o parlamentar. "Há bons e maus em todo lugar, até mesmo na equipe do Guedes. Ou ele acha que está tudo indo muito bem, obrigado?".

Outro parlamentar apoiador das pautas do governo, o senador Major Olimpio (PSL-SP) disse que o ministro "quer matar a vaca para acabar com o carrapato" e ressaltou que "parasita é uma expressão ingrata e irresponsável para se referir àqueles que na ponta da linha prestam serviços para a população".

Já a oposição subiu o tom nas críticas a Guedes. Talíria Petrone (PSOL-RJ) perguntou a seus seguidores se seria adequado chamar o ministro de "verme".

Correligionário de Talíria, Ivan Valente (SP) disse que Guedes "sempre foi banqueiro, símbolo maior dos que vivem da agiotagem legalizada que suga metade do Orçamento da União", em referência ao custo da dívida interna.