IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vale diz que pode suspender operações no mundo por conta de coronavírus

Logo da Vale  -
Logo da Vale

Daniele Madureira

12/03/2020 22h06

Em comunicado divulgado na noite desta quinta-feira, 12, a Vale informa que pode enfrentar dificuldades operacionais relacionadas à força de trabalho por conta da pandemia do coronavírus.

"Podemos ter que vir a adotar medidas de contingência ou eventualmente suspender operações", diz a companhia, ressaltando que, até o momento, não sofreu qualquer impacto material ou teve qualquer funcionário infectado por conta do avanço da doença no mundo.

De acordo com a empresa, parte significativa da sua receita vem de clientes da Ásia e da Europa (63,3% e 13,8% da receita em 2019, respectivamente). A Vale lembra que depende "de uma extensiva cadeia de logística e de fornecedores, incluindo diversos portos, centros de distribuição e fornecedores que tem operações nas regiões afetadas".

A multinacional informa que, desde janeiro, passou a adotar medidas de prevenção à covid-19. Foram criados um comitê técnico de crise e um comitê executivo para gerir as ações resultantes da pandemia. Todas as viagens de negócios e eventos não-essenciais foram cancelados ou postergados.

Os empregados que retornam de viagens internacionais são instruídos a entrar em contato com o departamento de saúde da companhia por telefone antes de retornar às atividades, mesmo que não apresentem sintomas.

"Em escritórios em países onde a covid-19 tem apresentado um impacto mais severo, a Vale implementou a rotina de trabalho remoto (home office)", diz a companhia.