IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Câmara aprova dispensa de atestado médico para faltas por coronavírus

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em coletiva sobre o coronavírus - Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em coletiva sobre o coronavírus Imagem: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Camila Turtelli

Brasília

26/03/2020 22h07

A Câmara aprovou nesta quinta-feira, 26, em sua segunda sessão virtual da história, um projeto que dispensa o trabalhador infectado por coronavírus de apresentar atestado médico para justificar a falta e garantir o recebimento de salário.

O objetivo é evitar uma corrida aos hospitais para quem tem sintomas leves apenas em busca do atestado e conter a propagação o vírus. A matéria precisa ser aprovada pelo Senado para virar lei.

A proposta, de autoria do deputado Alexandre Padilha (PT-SP), garante afastamento por sete dias, dispensado o atestado médico. Em caso de quarentena imposta, o trabalhador poderá apresentar, a partir do oitavo dia, documento eletrônico regulamentado pelo Ministério de Saúde ou documento de unidade de saúde do SUS.