IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Coronavírus: Justiça nega pedido da Fiesp para suspender pagamento de impostos

Presidente Jair Bolsonaro com presidente da Fiesp, Paulo Skaf, em São Paulo - Fiesp/Divulgação
Presidente Jair Bolsonaro com presidente da Fiesp, Paulo Skaf, em São Paulo Imagem: Fiesp/Divulgação

Paulo Roberto Netto

em São Paulo

03/04/2020 16h28

O juiz Emílio Migliano Neto, da 7ª Vara da Fazenda Pública da cidade de São Paulo, negou pedido da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para suspender o pagamento de impostos estaduais por 180 dias.

A entidade assina ação coletiva com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) alegando que o recolhimento de tributos em meio à pandemia de coronavírus prejudica as empresas do Estado.

Na decisão, o magistrado afirma que a Fiesp não provou que todas as suas associadas são prejudicadas pelo impacto econômico da pandemia, destacando que alguns setores, como as indústrias farmacêuticas e automobilísticas, estão com vendas aquecidas.

Segundo o juiz Migliano Neto, caso alguma empresa esteja sendo afetada individualmente, ela poderá buscar o Judiciário, mas que a ação coletiva não poderia prosseguir.

"O que as impetrantes Fiesp e Ciesp deduziram em sede de liminar é que o Poder Judiciário conceda um verdadeiro 'cheque em branco' com prazo de vigência especificado", afirma o magistrado.

"Na verdade, diante de uma pandemia instaurada em todos os cantos do nosso planeta, com enorme capacidade de contaminação da raça humana, provocando até a presente data milhares de mortes pelo mundo todo, o momento é de solidariedade e de utilização do dom da sabedoria, para que se encontrem soluções para o enfrentamento desse grave momento que todos, sem exceção, estamos vivendo", continua.

De acordo com Migliano Neto, as associadas da Fiesp e da Ciesp "têm muito a oferecer à parte mais carente da nação brasileira recolhendo regularmente seus impostos".

A Fiesp e a Ciesp foram à Justiça após o governo de São Paulo obter liminar do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para suspender o pagamento de parcelas de R$ 1,2 bilhão da dívida do Estado com a União.

As entidades afirmavam que seria "justo" que medida semelhante fosse estendida a empresas que "têm menos fôlego financeiro do que governos".

Questionado pela reportagem sobre a decisão, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, declarou que a entidade vai recorrer da decisão.