IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Abrasce: sobe para 58 total de shoppings reabertos com relaxamento da quarentena

Circe Bonatelli

27/04/2020 16h04

O País tem hoje 58 shopping centers abertos e 519 que permanecem fechados devido à pandemia do coronavírus. Mais cinco empreendimentos foram reabertos desde a última sexta-feira, 24, segundo balanço da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Nesta segunda-feira, 27, foram reabertos: Resende Shopping, Shopping Pátio Mix Resende (Rio de Janeiro), Pelotas Shopping (Rio Grande do Sul), Várzea Grande Shopping (Mato Grosso) e, no sábado, 25, foi reaberto o Shopping Centronorte, em Apucarana (Paraná).

A reabertura do comércio tem ocorrido pouco a pouco no País, por conta da suspensão de parte dos decretos publicados por prefeituras e governos estaduais proibindo o funcionamento das unidades a fim de reduzir a circulação de pessoas e a transmissão do coronavírus.

Ao todo, são 34 cidades em nove Estados onde a retomada das atividades já foi autorizada. A Abrasce estima que, em maio, a maioria ou todos os shoppings já estejam abertos. Até uns poucos dias atrás, todos os 577 shoppings do País estavam fechados.

Nos shoppings reabertos, o funcionamento segue regras específicas de decretos locais, como abertura em horário reduzido (geralmente entre 12h e 20h), número limitado de pessoas nas lojas, praça de alimentação com menos mesas, e fechamento dos cinemas por enquanto.

São Paulo

Nenhum shopping foi reaberto até agora no Estado de São Paulo, onde há 182 unidades, o equivalente a um terço do mercado nacional. O Estado também é o mais afetado pela pandemia de coronavírus, com 1.700 mortes. Os shoppings de São José dos Campos, Indaiatuba e Limeira chegaram a ter autorização para reabrirem as portas, mas essa isso acabou revogado porque o decreto do governo estadual limita as atividades até 11 de maio, quando está prevista uma retomada gradual das atividades.