IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasil agora tem um presidente que apoia autonomia do BC, exalta Campos Neto

Segundo o presidente do BC, sinalização no Congresso é de que projeto será votado "em breve" - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Segundo o presidente do BC, sinalização no Congresso é de que projeto será votado "em breve" Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Fabrício de Castro e Francisco Carlos de Assis

Brasília

24/08/2020 17h12

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou hoje, durante evento virtual do jornal O Estado de S. Paulo, que o Brasil tem agora um presidente da República que apoia a autonomia do BC. Segundo ele, a sinalização no Congresso é de que o projeto de autonomia poderá ser colocado para votar "em breve".

"Tradicionalmente, a autonomia é mais rechaçada pelo Executivo que pelo Legislativo, apesar de que, em alguns momentos, a rejeição foi dupla", comentou o presidente do BC.

De acordo com Campos Neto, o projeto de autonomia é "superimportante", é um "legado que nós vamos deixar".

Ao tratar de outro projeto em tramitação no Congresso, o do novo marco cambial, Campos Neto lembrou que ele faz parte de uma agenda de modernização mais ampla. Segundo ele, a agenda cambial tem três fases: simplificação, internacionalização e conversibilidade.

Neste aspecto, conforme Campos Neto, os projetos do PIX (pagamentos instantâneos), do open banking e da agenda cambial vão se encontrar no futuro. "Vemos o Brasil, no futuro, com um sistema com moeda digital", disse.

Ao tratar do PIX, Campos Neto citou que o sistema vai mudar a intermediação financeira no Brasil e reduzir os custos tradicionais das empresas. O sistema de pagamentos instantâneos está programado para estrear em 16 de novembro.

Campos Neto participou nesta segunda-feira do Estadão Live Talks, ciclo de debates dedicado a compreender os desafios e identificar as alternativas para o Brasil reaquecer sua economia, após a passagem da pandemia do novo coronavírus.