IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Reação à crise supera pacotes de EUA e China, diz presidente do Conselho Europeu

Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, em Bruxelas: resposta da UE à pandemia tem sido superior a pacotes de EUA e China - Stephanie Leqocq - 10.mar.2020/Reuters
Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, em Bruxelas: resposta da UE à pandemia tem sido superior a pacotes de EUA e China Imagem: Stephanie Leqocq - 10.mar.2020/Reuters

Eduardo Gayer

São Paulo

08/09/2020 08h21

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou hoje que a resposta econômica da Europa à crise da covid-19 tem sido "muito superior" aos pacotes de estímulo anunciados por Estados Unidos e China. "Esta corajosa reação foi fundamental para proteger nossos cidadãos e salvaguardar nossas empresas. Os mercados financeiros também reconheceram nossa atuação abrangente", defendeu Michel no Fórum Econômico de Bruxelas.

Entre as medidas acordadas pelos líderes europeus — e ressaltada hoje por Michel, em discurso — está o Fundo de Recuperação de 750 bilhões de euros. O presidente do Conselho clamou por uma rápida ratificação do projeto, que ainda precisa da chancela do Parlamento Europeu e dos Estados-membro para entrar em vigor.

Por outro lado, Charles Michel reconheceu que a crise da covid-19 pode ser ainda mais severa se não houver uma resposta de estímulo abrangente.

"Sabemos que o impacto dos choques econômicos pode durar muito depois de suas causas terem sido tratadas — por exemplo, deprimindo o mercado de trabalho e desgastando as competências associadas ao desemprego prolongado", destacou.