IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsonaro reafirma oposição a PL que facilita venda de terras a estrangeiros

Arquivo - Bolsonaro reafirmou sua oposição ao PL em tramitação no Congresso que facilita a venda de terras a pessoas físicas e jurídicas estrangeiras - Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo
Arquivo - Bolsonaro reafirmou sua oposição ao PL em tramitação no Congresso que facilita a venda de terras a pessoas físicas e jurídicas estrangeiras Imagem: Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo

Nicholas Shores e Gustavo Porto

Em São Paulo

28/12/2020 12h55

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), reafirmou sua oposição ao PL (projeto de lei) em tramitação no Congresso que facilita a venda de terras a pessoas físicas e jurídicas estrangeiras. A apoiadores no Palácio da Alvorada, ele alegou que, com a exclusão de área de 150 km a partir das fronteiras do País, o texto aprovado pelo Senado supostamente abriria brecha para "entregar 8% do Brasil".

O PL 2.963/2019, de autoria do senador Irajá (PSD-TO), permite que estrangeiros comprem terras até o limite de 25% do território de municípios.

Aqueles de mesma nacionalidade ficam restritos a 10%. "Tem país aí que vai comprar (terras brasileiras) e vai comprar coisa boa", disse o presidente.

Na transmissão ao vivo em redes sociais feita na última quinta-feira (24), véspera de Natal, Bolsonaro já havia anunciado que vetará o projeto, se ele for aprovado pela Câmara dos Deputados.