IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Privatização da Petrobras é ideia que exige rigor técnico e político, diz Pacheco

Petrobras - Sergio Moraes/Reuters
Petrobras Imagem: Sergio Moraes/Reuters

Daniel Weterman e Anne Warth

Do Estadão Conteúdo, em Brasília

15/03/2021 17h26

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que a privatização da Petrobras é uma ideia que ainda precisa ser discutida com muito rigor técnico e político. Para ele, a pauta de privatizações neste momento está concentrada na Eletrobras e nos Correios, com base em propostas encaminhadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro ao Congresso.

"A ordem do dia é Correios e Eletrobras. A Petrobras é uma ideia forjada nesse momento de discussão com vocês, pode eventualmente ser evoluída, mas é preciso ter muito rigor técnico, político de conveniência mesmo, de oportunidade para se evoluir", afirmou o presidente do Senado durante evento promovido pelos jornais O Globo e Valor Econômico.

Para Pacheco, a discussão sobre a estatal petrolífera precisa considerar a estratégia de mercado e o interesse popular.

No mesmo evento, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou com a possibilidade de apoiar um processo de privatização da Petrobras no mesmo modelo proposto pelo governo para a Eletrobras.

O Executivo assinou uma medida provisória incluindo a estatal do setor elétrico e suas subsidiárias no Programa Nacional de Desestatização (PND) e condicionando a capitalização à aprovação da MP.

Lira afirmou que toda empresa estatal deve ser avaliada "sem preconceitos" e que o Congresso é o local para isso.

Ao falar da Petrobras, o deputado citou a Operação Lava Jato e apontou que o "grande erro" da operação de investigação foi colocar a responsabilização na empresa e não no "CPF" dos culpados pelos desvios denunciados.