IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro nomeia ex-secretário de Guedes como 'número 2' de Onyx no Ministério do Trabalho

5.set.2019 - Bruno Bianco era secretário especial de Previdência e Trabalho de Guedes - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
5.set.2019 - Bruno Bianco era secretário especial de Previdência e Trabalho de Guedes Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Eduardo Gayer

Do Estadão Conteúdo, em São Paulo

29/07/2021 07h22Atualizada em 29/07/2021 07h46

Em uma vitória para o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou Bruno Bianco como secretário executivo do Ministério do Trabalho e Previdência. O agora "número dois" da nova pasta, comandada por Onyx Lorenzoni, era secretário especial de Previdência e Trabalho de Guedes. A nomeação está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

A ida de Bianco para a equipe de Lorenzoni vinha sendo negociada pelo ministro da Economia como forma de manter alguém de sua confiança na cúpula do novo ministério, além de dar sequência a alguns projetos que até então estavam no seu guarda-chuva, como o pacote de medidas de estímulo à contratação de jovens de baixa renda, ainda em gestação.

Na semana passada, agentes do mercado financeiro viram com bons olhos a declaração de Guedes de que Bruno Bianco seria o braço direito de Onyx. A leitura foi de que, apesar de perder uma parte de suas atribuições, o "posto Ipiranga" do presidente Bolsonaro ainda manteria influência na política econômica voltada ao trabalho e à Previdência Social.