IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Guedes: 'Há senadores falando em tirar precatório do teto, é um erro grave'

Ministro da Economia, Paulo Guedes - Valdenio Vieira/PR
Ministro da Economia, Paulo Guedes Imagem: Valdenio Vieira/PR

Do Estadão Conteúdo

17/11/2021 20h10

O ministro da Economia, Paulo Guedes, aproveitou a participação em fórum do Bradesco BBI, nesta quarta-feira (17), para pressionar os senadores a aprovar a versão da PEC dos Precatórios enviada pela Câmara.

O ministro considerou um "grande erro", capaz de comprometer o crescimento previsto pelo governo para o ano que vem, a ideia de senadores de retirar o pagamento dos precatórios da regra do teto.

Segundo Guedes, a proposta colocaria em risco a arquitetura fiscal, por os precatórios serem uma despesa "incontrolável", tendo como consequência provável a elevação dos prêmios de risco cobrados por investidores para financiar a dívida pública.

Alguns senadores falam em tirar os precatórios do teto. É um grande erro por deixar as ordens judiciais como gastos incontroláveis. Os prêmios de risco subirão. Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante participação em fórum

"Estou preocupado que não conseguiremos crescer se ameaçarmos a arquitetura fiscal. Mas ainda tenho esperança que vão aprovar as propostas originais da PEC", suavizou Guedes, em seguida.