IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo anuncia que vai zerar imposto de importação sobre etanol e alimentos básicos

Lorenna Rodrigues

Do Estadão Conteúdo, em Brasília

21/03/2022 20h06

O Ministério da Economia anunciou na noite de hoje que vai zerar até o final do ano os tributos sobre a importação de etanol e alguns alimentos. De acordo com o secretário de Comércio Exterior da Pasta, Lucas Ferraz, a renúncia fiscal total será de R$ 1 bilhão com as medidas.

"O preço dos combustíveis apresentou alta, em função do conflito no Leste Europeu. O objetivo dessa redução do imposto de etanol é permitir que um preço mais baixo no etanol, diluído ao combustível, ao petróleo, possa apresentar preço ainda mais baixo pra população", explicou Ana Paula Repezza, secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex)

Segundo o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, no caso dos alimentos, serão reduzidos a zero itens da cesta básica com maior peso no INPC: café, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja. Também foi zerado o tributo sobre etanol, que era de 18%. A intenção é que, com isso, haja um impacto de R$ 0,20 no preço da gasolina, já que o etanol é misturado no combustível.

Também foi reduzido em 10% a tarifa para importação de bens de informática e capital (BIT/BK). No ano passado, o governo já havia feito uma primeira redução de 10% para esses produtos.

O Ministério da Economia convocou entrevista coletiva para anunciar a redução de tarifas de importação de bens de capital, tecnologia e informação e bens de consumo. Participaram da entrevista: o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos, Adolfo Sachsida, o secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz, e a secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Ana Paula Repezza.