IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Servidores do BC marcam protesto em frente à sede do órgão na hora do Copom

Edifício-Sede do Banco Central em Brasília; servidores farão protesto amanhã - Marcello Casal JrAgência Brasil
Edifício-Sede do Banco Central em Brasília; servidores farão protesto amanhã Imagem: Marcello Casal JrAgência Brasil

Thaís Barcellos

Em Brasília

03/05/2022 08h13

Os servidores do BC (Banco Central) farão uma manifestação em frente à sede do órgão, em Brasília, amanhã, durante a decisão da taxa Selic pelo Copom (Comitê de Política Monetária). Segundo o presidente do Sinal (Sindicato Nacional dos Servidores do BC), Fábio Faiad, o protesto ocorrerá das 17h às 19h. A decisão do Copom é anunciada a partir de 18h30. Segundo o BC, a greve dos servidores não deve afetar o Copom, nem a divulgação da ata na terça-feira que vem.

Atualmente, a taxa Selic está em 11,75% ao ano, e todas as 54 instituições financeiras consultadas pelo Projeções Broadcast esperam alta de 1 ponto porcentual na reunião desta semana, a 12,75% ao ano.

Os servidores do BC retomam hoje a greve por tempo indeterminado em busca de reajuste de 27% e outras pautas de reestruturação de carreira. A paralisação foi iniciada em 1º de abril e negociações foram feitas com a diretoria do BC e o governo. Mas, segundo Faiad, não houve resposta à proposta da categoria nem contraproposta do governo durante o período de trégua. Para o sindicato, o reajuste linear de 5% para todo o funcionalismo é insuficiente.