IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Caixa lança fundo atrelado ao ouro com taxa de 1,5%

14/02/2013 16h40

SÃO PAULO – A Caixa Econômica Federal lançou nesta quinta-feira (14) seu primeiro fundo de investimento atrelado ao ouro, o Caixa FI Ouro Multimercado LP. O produto faz parte da categoria multimercado estratégia específica e é destinado a pessoas físicas e jurídicas, consideradas investidores qualificados (com pelo menos R$ 300 mil investidos e que atestem esta condição por escrito) . O objetivo é acompanhar a cotação do ouro na Bolsa de Londres, pelo índice Gold London PM Fixing, que acumulou rentabilidade de 17,93% entre 2011 e 2012.

O valor mínimo para aplicar no fundo é de R$ 5 mil e sua taxa de administração é de 1,50% ao ano, sem cobrança de taxa de performance. As movimentações podem ser realizadas em agências do banco ou através do internet banking da instituição.

“É um fundo com liquidez, que admite aplicações e resgates diários, e que apresenta como alternativa para os investidores que desejam direcionar parte de suas aplicações para uma modalidade que visa à preservação do patrimônio, principalmente em momentos mais adversos do mercado”, aponta o vice-presidente de gestão de ativos de terceiros da Caixa, Marcos Vasconcelos.

Corrida pelo metal precioso
O ouro tem sido muito procurado desde 2008, devido à crise que assolou a economia mundial. Investidores buscaram o metal precioso para se proteger dos efeitos dos dados negativos vindos da Europa e dos EUA, sendo que ele figurou como a melhor aplicação durante os últimos três anos. De acordo com a Caixa, especialistas em commodities afirmam que o ouro segue em tendência de alta em 2013, por conta das incertezas que ainda rondam os cenários econômicos.