IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CVM multa Geração Futuro por fundo de renda fixa com taxa de 8%

13/03/2013 11h25

SÃO PAULO - A Comissão de Valores Mobiliários condenou a Geração Futuro Corretora de Valores S.A. à multa por falta de diligência na administração de fundo de investimentos ao não manter o cadastro de cotista atualizado e cobrar uma taxa de administração de 8% do Geração Futuro Renda Fixa Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento, que, segundo a CVM, " impedia o Fundo de alcançar seu objetivo".

A multa aplicada à empresa ficou no valor de R$ 806.808,92 , que corresponde a 1,5 vezes a diferença entre a taxa de administração inicialmente cobrada e a taxa que a própria administradora entendeu ser razoável, tendo em vista as características do fundo. De acordo com comunicado da CVM, esse valor já contempla a dedução do reembolso pago diretamente ao fundo.

Outra multa foi aplicada ao diretor da empresa, Enio Carvalho Rodrigues, no valor de R$ 150.000 por não manter o cadastro de cotistas atualizado.

“Os acusados punidos poderão apresentar recurso, com efeito suspensivo, ao Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. A CVM oferecerá recurso de ofício da decisão de absolvição a este mesmo conselho”, concluiu a Comissão em comunicado à imprensa.