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Patrocínio aos clubes de futebol faz satisfação do consumidor com bancos avançar

15/03/2013 18h40

SÃO PAULO – O índice de satisfação do consumidor com os bancos subiu 4,7 pontos percentuais em fevereiro, em relação ao mês imediatamente anterior, ficando em 47,1%, segundo dados divulgados, nesta sexta-feira (15), pelo INSC (Índice Nacional de Satisfação do Consumidor), medido pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Os motivos de o setor ter apresentado alta na avaliação, segundo a pesquisa, têm relação com os patrocínios das instituições aos times de futebol e os incentivos em programas para mulheres empreendedoras.

No geral, o INSC registrou o segundo mês de retração seguido, alcançando 43,4% de satisfação e uma ligeira queda de 0,6 pontos percentuais.

Setores
Dentre os 24 setores analisados pelo INSC, a satisfação do consumidor com o setor de construtoras também apresentou alta significativa em fevereiro, na comparação com janeiro, de 7,3 p.p.

Veja na tabela abaixo a avaliação dos consumidores em relação aos 24 setores analisados pelo INSC:

Avaliação dos consumidores
SetorSatisfação em fevereiroVariação sobre  o mês anterior (p.p.)
Fonte: INSC
Alimentos72,4%-4,5
Aviação64,3%+2,4
Bancos47,1%+4,7
Bebidas82,6%-1,1
Bens de Consumo67,4%-3,1
Construtoras52,4%+7,3
Convênios Médicos58,3%+10,2
Drogarias77,9%+0,1
Eletroeletrônicos60,4%-0,3
Energia Elétrica26,9%-0,7
Gás53,1%-3,2
Hospitais & Laboratórios57,3%-10,3
Indústria Automobilística60,2%-3
Indústria Digital67,7%-0,2
Indústria Farmacêutica73,3%-2,5
Lojas de Departamento61,6%-2
Personal Care76,1%-2
Saneamento Básico38,8%-1,4
Seguradoras63,9%-2,3
Supermercados75,5%+3,8
Telecom23,6%-6
Telefonia fixa38,6%-2,3
Transporte metropolitano31,6%-3,8
Vestuário75,5%+1,5

O estudo
O INSC utiliza as redes sociais para coletar dados, mensurando as expressões, colhidas na web, de acordo com três pilares – qualidade percebida de produtos e serviços, expectativa do consumidor e valor percebido. O índice analisa a satisfação do consumidor em relação a 96 empresas de 24 setores da economia.