IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Consumidor que paga fatura total do cartão tem menos chance de ser inadimplente

09/08/2013 19h56

SÃO PAULO - Consumidores que pagam quantias maiores do que o pagamento mínimo devido em seus cartões de crédito apresentaram taxas de inadimplência menores em empréstimos, hipotecas e até mesmo no pagamento do cartão. Já os consumidores que realizam pagamento mínimo, ou próximo disso, geralmente apresentaram maiores taxas de inadimplência.

A constatação é de um estudo elaborado nos Estados Unidos pela TransUnion, empresa de administração de informações e crédito. O estudo confirmou que os consumidores que pagam o seu saldo integralmente todos os meses apresentam menos risco do que os renovadores de saldo, ou seja, aqueles clientes que só pagam uma parte do seu saldo.

Daqueles consumidores que fazem pagamentos em seus cartões de crédito, a cada mês, cerca de quatro entre dez pagarão todo o saldo do cartão de crédito. Seis entre dez daqueles que fazem pagamentos em seus cartões de créditos pagarão somente uma parte do seu saldo restante, e desses seis consumidores, dois pagarão somente o valor mínimo.

Para o presidente da TransUnion no Brasil, Juarez Zortea, a pessoa que não costuma pagar a fatura do cartão, geralmente é aquela que se complica para quitar outras dívidas. “Quando alguém não paga o valor devido no período estipulado, acaba tomando um empréstimo mais caro, que tende a aumentar ainda mais a exposição financeira do consumidor. Se é recorrente, é possível que esse consumidor tenha entrado em um espiral negativo, o que dificulta a recuperação”, conclui o executivo.