IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Setor de telefonia tem o pior atendimento ao consumidor, diz pesquisa

05/11/2013 19h25

SÃO PAULO - O setor de telefonia é o que mais decepciona o consumidor brasileiro em relação ao atendimento, apontou a pesquisa “Qualidade do Atendimento ao Consumidor no Brasil”, divulgada nesta manhã pela eCRM 123. O setor teve um índice de 65% de insatisfação, o mais alto entre seis pesquisados.

O atendimento em hospitais foi mal avaliado por 17% dos consumidores. Ele ficou em segundo lugar no ranking, seguido pelo setor Público, com 10%, de Serviços, 4%, Rodoviário, 1%, e Seguros, com 1% de insatisfação.

Ainda de acordo com o levantamento, 90% dos entrevistados disseram que já vivenciaram experiências de consumo desagradáveis em relação ao atendimento recebido na hora das compras ou contratar serviços, incluindo o comércio tradicional e on-line.

Até quanto pagaria por um atendimento diferenciado?
Quase a metade (45%) dos consumidores afirmou que pagaria a mais para receber atendimento diferenciado. Deles, 17% pagariam 10% a mais, 12% pagariam 20% e 10% dos consumidores, 5% a mais.

“A qualidade é tão ruim que, mesmo considerando que pagamos taxas que figuram entre as mais caras do mundo, ainda assim há quem esteja disposto a colocar a mão no bolso para assegurar um serviço de qualidade e um bom atendimento”, afirmou o CEO da eCRM 123, José Jarbas,responsável pelo levantamento.

Meio de atendimento mais eficiente
Ainda de acordo com o estudo, 64% dos consumidores reclamam sobre produtos, serviços e o próprio atendimento das empresas através das redes sociais. Isso porque, em sua avaliação, elas são o meio mais eficiente de atendimento. Atrás aparecem o auto-atendimento, o telefone e o chat on-line.