IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fundador da Grendene é o mais novo bilionário brasileiro na lista da Forbes

Nelson Antoine / Futura Press
Imagem: Nelson Antoine / Futura Press

13/01/2014 08h29

SÃO PAULO - Após algumas perdas na última lista da Forbes, o Brasil ganhou mais um bilionário, de acordo com a revista. É o empresário Alexandre Grendene Bartelle, um dos fundadores da Grendene (GRND3) em 1971 com Pedro Grendene Bartelle, na cidade de Farroupilha (RS). De acordo com a revista, Alexandre possui um patrimônio de US$ 1,4 bilhão. 

E, de acordo com a própria revista Forbes, a Grendene tem muito a agradecer à übermodel Gisele Büdchen. Isso porque as sandálias Ipanema, que tem como garota propaganda a modelo, respondem por 60% das exportações e US$ 250 milhões da companhia em 2013.

E a fortuna de Alexandre não se restringe apenas à marca de calçados, da qual possui uma participação de 41%. Além disso, o empresário também possui 40% da fabricante de móveis, além de participação em hotéis, cassinos - fora do Brasil - e na produção de açúcar. 

Analistas destacam que a notoriedade da supermodelo foi um ponto essencial para atingir clientes de maior renda tanto no Brasil quanto no exterior.

Vale ressaltar que Alexandre Grendene deixou o cargo de diretor da Grendene em maio como parte de um processo de maior profissionalização da companhia. Em entrevista à Forbes, Grendene Bartelle não comentou sobre o seu patrimônio, mas destacou que o seu portfólio é bastante vasto, destacando que também tem investimentos em títulos e ações. "Grendene e Dell Anno não representa nem mesmo metade do meu patrimônio líquido total", afirmou.