IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Café da manhã dos brasileiros está mais caro

24/01/2014 13h15

SÃO PAULO - O café da manhã dos brasileiros está mais caro. Um levantamento realizado pela Apas (Associação Paulista dos Supermercados) revelou que o preço do pão com manteiga e do café com leite aumentaram.

Em 2013, o pão francês teve alta de 16% e a manteiga teve elevação de 7,88%, já o leite longa vida registrou aumento de 15,74%. O preço da refeição matinal só não ficou maior diante da queda nos preços do café, que em 2013 registrou retração de 11,51%.

A Apas explica que o preço do pão francês vem sendo impactado pelo aumento dos ingredientes de seu preparo, principalmente, no que se refere ao trigo que teve elevação expressiva ao longo de 2013. Somado a isso estão os custos relacionados à produção vem crescendo, como energia elétrica, mão-de-obra, etc.

A elevação do preço do leite se deve ao aumento nos custos de produção, diante do aumento no custo da ração animal e a redução da quantidade e qualidade do pasto, que afeta a alimentação animal e gera uma menor produção do leite. E esta elevação dos preços do leite se refletiu nos derivados do leite, como a manteiga, por exemplo.

No caso do café a menor demanda internacional pelo grão favoreceu os preços no mercado externo e interno, contribuindo para um comportamento favorável nos preço do café ao longo de 2013.

  Para os próximos meses, a Apas afirma que a tendência é que os preços fiquem estáveis.