IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

5 maneiras de gastar dinheiro que vão lhe trazer mais felicidade

17/06/2014 10h13

SÃO PAULO - Ganhar dinheiro, normalmente, deixa as pessoas mais felizes. Mas, até atingirem cerca de US$ 75 mil por ano, de acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Princeton. Depois disso, a renda adicional não traz, necessariamente, um aumento na felicidade, sugeriu a pesquisa.

No entanto, alcançar a satisfação com mais dinheiro não é algo impossível. De acordo com o Business Insider, certos gastos têm mais potencial de aumentar a felicidade do que outros. Confira abaixo algumas sugestões do que fazer com a renda extra:

1. Não compre mais coisas
A maioria das pessoas que enriquece falha neste item, porque a tendência é adquirir mais com o aumento da renda. “O problema desta abordagem é que nós somos incrivelmente talentosos em se acostumar com as coisas boas. A casa dos sonhos que você compra assim que recebe um dinheiro a mais se transforma em apenas uma casa. Nada é suficiente", disse o site.

Em vez de apenas aumentar seu padrão de vida, o Business Insider sugere criar metas de aposentadoria e guardar dinheiro até alcançá-las. “A alegria de saber que você não vai precisar trabalhar para ter um padrão de vida agradável é esmagadora. Mesmo amando seu trabalho, você vai aproveitá-lo mais ainda quando simplesmente parar de se preocupar com seu salário.”

2. Reserve um dinheiro para a conveniência
Este tópico parece o oposto do anterior, mas ele não significa, propriamente, apenas gastar, mas administrar o dinheiro ao seu favor. Há tarefas demoradas que podem ser terceirizadas - ato que pode lhe poupar algo precioso: o tempo. Contratar uma empregada doméstica, jardineiro ou motorista, se você não gosta de trabalhos domésticos, cortar grama ou dirigir, lhe trará mais satisfação do que poupar esse dinheiro extra, pois você gastará esse tempo com outras atividades que lhe farão mais feliz. 

3. Invista passivamente
Segundo o site, quando você não precisa correr o risco de ganhar mais em menos tempo, é possível optar por um investimento passivo. Sem a necessidade de se preocupar com as oscilações diárias do mercado, você vai se estressar menos e seus rendimentos continuarão crescendo, a menor escala, no longo prazo.

4. Pegue uma cadeira, relaxe e lembre os bons tempos
Você se lembra de como era sua vida quando ganhava bem menos que hoje? Compare como você era e como você está hoje e veja se você está mais feliz com sua renda extra. “Se o que você tem hoje não lhe faz feliz como antes, pode eliminar com segurança os gastos que não aumentam sua qualidade de vida.”

5. Considere destinar parte de seus ganhos para caridade
Doar dinheiro é a maneira mais nobre de gastar o que sobra em sua vida. Você não só perceberá como é satisfatório se preocupar com problemas reais, mas também sentirá prazer em fazer o bem para outras pessoas. “Costumo dizer que os verdadeiros abençoados com a doação não são os que recebem, mas os que doam.”