IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

5 lições sobre negócios que você aprende na cozinha

Em São Paulo

21/07/2014 14h38

Preparar uma refeição vai muito além de simplesmente cortar os ingredientes e jogar tudo em uma panela. Por mais incrível que pareça, na cozinha é possível aprender mais sobre as empresas do que no escritório.

A revista Inc. listou cinco lições sobre negócios que são aprendidos entre as panelas. Confira:

1- Entenda o básico: conheça o seu negócio a partir do zero
Um bom negócio é como um bom frasco de conservas, é preciso conhecer o processo desde o início e entender que algumas regras são inquebráveis. Por exemplo, que se um frasco de geleia não for bem fechado o produto pode causar danos para aqueles que o consomem. Ou seja, compreender o processo de fabricação do início ao fim antes de investir é essencial.

2- Timing é tudo
Na cozinha, saber o momento certo de retirar a panela do fogo é fundamental para que o produto final fique perfeito. A mesma regra serve para os negócios, já que o momento certo para trazer uma ideia, produto ou serviço para o mercado pode te levar ao sucesso ou ao fracasso. Você precisa estar atento ao menor dos sinais que podem indicar mudança nos hábitos e preferências dos consumidores.

3- Seu produto é tão bom quanto o que você coloca nele
Apenas dizer que a torta que você cozinhou está gostosa não é garantia de que ela fará sucesso entre os seus convidados. É preciso mais do que uma boa peça publicitária para convencer um cliente a escolher o seu negócio. Logo, invista em bons ingredientes.

4- Use a criatividade para produzir bons resultados
Experimentar sabores e combinações de ingredientes pode te levar a um novo sabor incrível. Ter experiência e conhecimento para criar algo novo deixará os seus concorrentes para trás.

5- Paciência é uma virtude
Antes de colocar o pão para assar, é preciso esperar a massa crescer e alguns vinhos ficam melhores quando são envelhecidos. As empresas não terão sempre sucesso instantâneo. Aprender os fundamentos do negócio, encontrar o seu público e ser criativo são essenciais, mas levam tempo.