Bolsas

Câmbio

Gerdau decide fechar fábrica em Sorocaba e demitir 160 funcionários

A Gerdau informou nesta segunda-feira (28) que fechará as portas de uma fábrica em Sorocaba, interior de São Paulo, o que resultará na demissão de 160 funcionários.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) pediu ajuda dos governos municipal e estadual para tentar evitar as demissões, mas a desativação da fábrica deve ocorrer até setembro, quando a empresa deve concluir a transferência da produção do laminador para a fábrica de Mogi das Cruzes.

Em comunicado, a Gerdau explica que tomou esta decisão "frente ao complexo cenário vivenciado pela indústria de aço no Brasil e no mundo".  A decisão se deveu "à necessidade de otimização das atividades de operações da empresa no segmento de aços especiais", explica a companhia.

Ademilson Terto da Silva, presidente do sindicato dos metalúrgicos, informou que pediu reunião com a direção da Gerdau a fim de tentar evitar as demissões. So total de 170 funcionários em Sorocaba, a companhia informou que parte deles deverá ser transferida para outras unidades da empresa, mas aqueles que serão desligados receberão um pacote de benefícios diferenciados. Até agora, poucos funcionários receberam a proposta de transferência.

Quanto ao terreno da fábrica, a empresa informou que ainda está avaliando o que será realizado no local, já que a região é próxima do centro de Sorocaba, tida como região nobre. Além desta, a Gerdau ainda tem unidades industriais em Pindamonhangaba e  Araçariguama.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos