IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

14 perguntas de entrevista de emprego feitas para te enganar

29/07/2014 13h34

SÃO PAULO – Na hora de entrevistar um candidato para uma vaga de emprego, gerentes experientes tem a capacidade de fazer o mínimo de perguntas que irão gerar o máximo de informação.

Uma forma de fazer isso é por meio de perguntas aparentemente simples, que irão levá-lo a revelar informações que você pode estar tentado esconder. Em outras palavras: questões destinadas a enganá-lo.

O site Business Insider listou 14 perguntas que os profissionais devem ficar atentos quando forem para uma entrevista de emprego. Confira:

Como você se descreveria em uma palavra?
Por que perguntar isso?Por que é uma pegadinha?Qual é a resposta esperada?
A pergunta está sendo feita para entender vários pontos: o tipo de personalidade do candidato, se ele é confiante e seu estilo de trabalho.Esta questão pode ser um desafio, especialmente no início da entrevista, porque você não sabe que tipo de personalidade o gestor está procurando.Seja cauteloso na resposta. A maioria dos empregadores estão buscando profissionais que mantenham o equilibrio sob pressão, otimistas, honestos, confiáveis e dedicados. Esta é a oportunidade de descrever os seus melhores atributos.

Como esse trabalho se compara com outros que você se candidatou?
Por que perguntar isso?Por que é uma pegadinha?Qual é a resposta esperada?
Eles estão basicamente perguntando: "Você está se candidatando para outros empregos?" para ver como você fala sobre outras empresas e se você é honesto.Poucos candidatos a emprego só se aplicam a um único trabalho, logo, a empresa assume que você está sendo desonesto quando diz isso. Porém, se você falar bem sobre outras posições que você está perseguindo, o gerente de contratação pode se preocupar de estar perdendo tempo com você.Convém dizer: "Existem várias organizações que me entrevistaram, no entanto, eu ainda não decidi qual é a melhor para o meu próximo passo na carreira."; isso é positivo e protege os concorrentes.

Você pode citar três de seus pontos fortes e fracos?
Por que perguntar isso?Por que é uma pegadinha?Qual é a resposta esperada?
O entrevistador está à procura de sinais que mostrem sua incapacidade de trabalhar bem com os colegas ou de cumprir prazos.É bom se preparar para essa pergunta com antecedência. Tantos os pontos fortes, quantos os fracos podem te prejudicar, já que podem não indicar a sua forma de trabalho.A empresa quer saber se seus pontos fortes serão um recurso direto para a nova posição e nenhum de seus pontos fracos iria prejudicar a sua capacidade de executar. Eles também estão procurando a sua capacidade de auto-avaliar com maturidade e confiança; no mínimo, indique que os atributos negativos têm diminuído por causa de ações positivas.

Por que você quer trabalhar aqui?
Por que perguntar isso?Por que é uma pegadinha?Qual é a resposta esperada?
Eles querem saber o que mais o impulsiona, o quão bem você pesquisou sobre a empresa e quanto você quer o trabalho.É claro que você quer trabalhar para a empresa por várias razões, mas, a forma como você a prioriza revela muito sobre o que é importante para você.O entrevistador quer ver se você perdeu tempo pesquisando sobre a indústria e o setor no qual ela trabalha. Ele também quer saber o quanto você quer esse emprego e se você está alinhado com os objetivos da empresa.

Por que você quer deixar seu atual emprego?
Por que perguntar isso?Por que é uma pegadinha?Qual é a resposta esperada?
Eles podem tentar determinar se você atualmente tem ou já teve problemas no trabalho que levam a rescisão, se você se cansa rapidamente em um trabalho, entre outros sinais.Ninguém gosta de falar de um trabalho que não gostam e por quê. Se não for respondida diplomaticamente, a sua resposta pode levantar mais perguntas e dúvidas, ou afundar suas chances de ser contratado.Eles estão esperando que você esteja procurando uma posição mais desafiadora e que se ajuste melhor com o seu conjunto de habilidades atual.

O que você mais se orgulha na sua carreira?
Por que perguntar isso?Por que é uma pegadinha?Qual é a resposta esperada?
Saber o quanto você gosta do seu trabalho é importante. Supõe-se que se você pode falar com convicção e orgulho sobre seus antigos trabalhos, você pode fazer o mesmo durante as apresentações do novo empregador.A resposta sobre o quanto você gosta da sua profissão pode fazer você parecer unidimensional se você não colocá-la no contexto de uma maior gama de habilidades e interesses.O entrevistador quer ver a sua capacidade de articulação, entusiasmo e energia positiva.

Que tipo de chefe e colegas de trabalho você já se deu mais e menos bem, e por quê?
Por que perguntar isso?Por que é uma pegadinha?Qual é a resposta esperada?
O entrevistador está tentando determinar se você geralmente tem conflitos com pessoas ou tipos de personalidades.Você corre o risco de parecer difícil de lidar ao admitir a interações mal sucedidas com os outros, a menos que você mantenha as emoções de fora. Você também pode descrever inadvertidamente alguns dos atributos de seu patrão em potencial.Ele quer ouvir mais boas notícias do que ruins. É sempre melhor começar com as relações positivas e minimizar as negativas. Essa é a oportunidade de falar, em geral, sobre as caracteristicas que você mais admira nos outros e ainda parecer flexível o suficiente para trabalhar com diversas personalidades.

Você já pensou em ser um empreendedor?
Por que perguntar isso?Por que é uma pegadinha?Qual é a resposta esperada?
O entrevistador está testando ver se você ainda tem o desejo oculto de executar a sua própria empresa e abandonar "o navio".Muitas pessoas já consideram ser um empreendedor em algum momento de suas vidas, mas em diferentes graus. Esta questão é complicada, pois você pode, sem querer ser atraídas para falar sobre o seu desejo de um tempo para ser seu próprio patrão com certo entusiasmo.Não há problema em dizer a um entrevistador que você já considerou uma vez o empreendedorismo ou ter trabalhado como um contratante independente. A resposta pode ser facilmente transformada em algo positivo, afirmando que você já tenha experimentado ou pensei sobre isso, e não é para você. Esta é uma oportunidade para discutir por que trabalhar em um ambiente corporativo e como fazer parte de uma equipe é mais gratificante para você.

Se você pudesse trabalhar para qualquer empresa, onde você trabalharia?
Por que perguntar isso?Por que é uma pegadinha?Qual é a resposta esperada?
O entrevistador quer saber o quão sério e leal você é sobre trabalhar para eles em relação com a concorrência.Você pode ser pego no fluxo casual da discussão e, inadvertidamente, falar sobre alguma empresa bem-sucedidas, mas isso é contraproducente e só gera alguma dúvida sobre seus objetivos.Seu entrevistador quer saber se está a a primeira empresa de sua escolha. A resposta ideal pode ser: "Na verdade, eu ainda tenho muito o que pesquisar sobre as companhias, a empresa A parece ideal para as minhas credenciais. É emocionante para ver que a empresa B está fazendo XYZ na indústria, por exemplo, e eu gostaria de contribuir com isso."

O que você faria se ganhasse R$ 5 milhões amanhã
Por que perguntar isso?Por que é uma pegadinha?Qual é a resposta esperada?
Eles querem saber se você continuaria trabalhando se não precisasse mais de dinheiro. Sua resposta a esta questão diz ao empregador sobre sua motivação e ética de trabalho. Eles também podem querer saber se você gastaria o dinheiro ou se você investiria; isto mostra como você é responsável com o seu dinheiro e como você é maduro como pessoa.Perguntas que estão fora do roteiro podem te fazer perder a compostura. Você pode facilmente perder a calma se não parar e reunir os seus pensamentos antes de responder a uma pergunta como esta.Eles querem ouvir que você iria continuar a trabalhar porque você é apaixonado pelo que você faz e se você é responsável. Se você quiser fazer algo irresponsável com seu próprio dinheiro, eles vão se preocupar de que você vai ser descuidado com o dinheiro da empresa.

Já pediram para você comprometer a sua integridade por seu supervisor ou colega? Conte-nos sobre isso.
Por que perguntar isso?Por que é uma pegadinha?Qual é a resposta esperada?
O entrevistador está avaliando a sua ética. Eles querem saber como você lidou com uma situação delicada que colocava a sua integridade à prova, além de testar o seu nível de discrição.Entrevistadores querem saber como você gerencia assuntos delicados, e também desconfiam de quem falar mal ex-empregadores, não importa o quão sério o delito.O ideal é de que o candidato seja claro, conciso e profissional em sua resposta, sem revelar quaisquer práticas internas de empregadores anteriores.

Você pode nos dar uma razão pela qual alguém pode não gostar de trabalhar com você?
Por que perguntar isso?Por que é uma pegadinha?Qual é a resposta esperada?
Os seus futuros patrões querem saber se você tem algum problema de personalidade gritante. O tom negativo da questão é obrigado a testar a coragem dos profissionais mais experientes.Você pode facilmente atirar no próprio pé com essa questão. Se você dizer: "Eu não posso pensar em uma razão alguém não gostaria de trabalhar comigo", você está sutilmente insultando o entrevistador ao banalizar a questão.Ao invés de responder que perde a paciência com facilidade quando se trata de prazos, diga que geralmente você tem "a sorte de ter grandes relacionamentos em todos os meus trabalhos. As únicas vezes que não gostaram da minha atitude foi quando eu precisava desafiar meu pessoal a ter um melhor desempenho. Às vezes eu sinto que devemos tomar decisões impopulares, mas que são para o bem da empresa".

Por que você esteve fora do trabalho por tanto tempo?
Por que perguntar isso?Por que é uma pegadinha?Qual é a resposta esperada?
A implicação é que você pode não estar motivado o suficiente para conseguir um emprego; você está se distraindo com outras atividades; seu conjunto de habilidades pode não estar atualizado; há um problema com os seus antigos empregadores; entre outras preocupações.Do jeito que está redigido é naturalmente projetado para testar sua capacidade de resistência. A chave é não morder a isca e apenas responder à intenção da pergunta de uma forma calma e fatual.O entrevistador quer ter a certeza de que você possui iniciativa, mesmo quando está desempregado. Afirme que você é ativo na sua procura por emprego e que mantem suas habilidades atualizadas através de cursos.

O que você estaria fazendo se não estivesse em entrevista? Onde o seu chefe acha que você está agora?
Por que perguntar isso?Por que é uma pegadinha?Qual é a resposta esperada?
A empresa quer descobrir quais são suas prioridades e como você lida com situações embaraçosas em que você não pode ser verdadeiro para o seu chefe.A questão é: "Como é procurar um emprego por trás das costas do seu chefe?" para a maioria dos candidatos é desconfortável mentir para o chefe sobre o seu paradeiro, então, tendem a tratar como qualquer assunto pessoal.É sábio para explicar que você sempre colocar o seu trabalho em primeiro lugar, e entrevistas agendamento antes ou depois do trabalho, na hora do almoço, durante o fim de semana, se for o caso, e durante o tempo pessoal. Caso pergunte sobre seu atual chefe, responda que o seu gestor não lhe questiona sobre as atividades realizadas nas suas horas vagas e que ele está mais interessado em resultados.