Franquia com reclamação de clientes deve ser evitada; veja cuidados
Não ter dinheiro para investir não é o único entrave para abrir uma franquia. Segundo a sócia da consultoria especializada em franquias GoAkira, Nadia Korosue, alguns cuidados devem ser avaliados antes de assinar um contrato.
“Especialmente por mexer no lado emocional do empreendedor e seu sonho, esse momento exige muita calma. É nesta hora que uma atitude precipitada pode custar muito caro lá na frente”, conta a especialista.
Para ajudar nesse processo, há três passos básicos. O primeiro, continua Nadia, é checar o manual da franquia --documento em que consta a experiência do franqueador-- para entender o básico de como as coisas funcionam. Depois, você deve conversar com outros franqueados e, por fim, pesquisar na internet a fama da franquia.
Depois que você fez isso, certos sinais, como os listados abaixo, podem mostrar que não é a hora de apostar as suas fichas. Confira:
Reclamação de usuários
O sucesso de uma marca depende da aceitação dos consumidores. Empresas que recebem inúmeras reclamações de usuários por conta dos seus produtos e serviços têm dois caminhos a seguir: ou elas mudam de postura para inverter o jogo ou podem se preparar para fechar as portas.
Pesquise sobre a marca que você pensa em escolher na internet. Se houver inúmeras reclamações, de pessoas que colocaram seus nomes reais, é bom pensar duas vezes antes de adquirir essa franquia.
Estrutura de suporte
Não se preocupe apenas com o nome da marca e no segmento em que ela atua. É preciso pensar também como será após a assinatura do contrato.
O franqueador tem condições de dar o suporte necessário para a sua franquia se estabelecer no mercado? Ele informa com antecedência como serão feitos os treinamentos e cursos de reciclagem?
Para tirar essas dúvidas, converse com alguns franqueados mais antigos. Se as respostas forem desanimadoras, procure outra franquia para investir.
Taxas cobradas
Lembre-se de que o custo total da aquisição do negócio não se limita apenas à taxa de franquia e ao investimento do ponto comercial. A maioria das franquias cobra, mensalmente, taxa de royalties e de publicidade.
Veja qual é a média do mercado. Se os valores forem muito maiores, não pense duas vezes em fugir do contrato.
Experiência do franqueador
Outro fator que pesa na hora de escolher uma franquia é a experiência do franqueador. Vamos supor que a marca apresente todos os sinais essenciais para obter sucesso, só que ela não tem experiência no mercado e, muito menos, com o modelo de franquias.
“Será que o franqueador sabe como enfrentar um momento de crise? A resposta é incerta, pois ele nunca passou por isso. Então, a falta de experiência do franqueador pode ser um risco que você precisa levar em consideração”, conclui Nadia.
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