IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale desbanca Ambev e é ação preferida dos analistas para este mês

13/08/2014 13h44

SÃO PAULO - O Ibovespa vem em uma sequência de dois meses positivos, culminando com a expressiva alta de 5,01% em julho. Com isso, muitos analistas decidiram realocar suas recomendações de forma a fazer com que suas carteiras estejam de acordo com o novo cenário de investimentos. Assim, a nova campeã do Ranking InfoMoney de recomendações é a Vale (VALE5), que foi indicada por 13 corretoras diferentes para agosto. A campeã do mês passado, a Ambev (ABEV3), despencou no ranking: foi de 12 recomendações em julho para apenas 5 agora.

Na segunda posição aparecem as ações do Itaú Unibanco (ITUB4), com 12 recomendações, de 27 carteiras analisadas. No mês passado, a ação recebeu 10 recomendações e ficou na quarta posição do ranking.

AçãoRecomendações
Agosto/2014
Recomendações
Julho/2014
Vale PNA1310
Itaú Unibanco PN1210
BRF119
Estácio ON
96
Petrobras PN97
BB Seguridade88
Suzano PN88
Bradesco PN73
Cielo ON
711
Pão de Açúcar PN76

Na terceira posição está a BRF (BRFS3), que recebeu 11 recomendações no mês de agosto, contra 9 recebidas em julho. Na sequência estão Estácio (ESTC3) e Petrobras (PETR4) com 9 recomendações cada uma.

A nova campeã
A Vale é a segunda maior mineradora do mundo, com atividades de exploração mineral em 27 países nos cinco continentes, além de ser a maior produtora mundial de ferro e a segunda maior de níquel. A empresa ainda produz minério de manganês, cobre, níquel, carvão metalúrgico e térmico, fosfatos, potássio, entre outros.

Os analistas da Gradual Investumentos, uma das 13 corretoras que indicam o papel, destacam "resultados acima dos projetados, perspectivas mais positivas e boa parte dos riscos já precificados" da Vale. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, na sigla em inglês) da empresa marcou US$ 4,104 bilhões no segundo trimestre de 2014, resultado 10% acima do consenso do mercado, de acordo com a corretora. Além disso, os analistas esperam ainda uma demanda mais forte da China, o que pode beneficiar a empresa.

Metodologia InfoMoney
Ao todo, 27 carteiras de bancos e corretoras foram utilizadas para este levantamento. Os portfólios selecionados foram: Ativa, BB Investimentos, Bradesco/Ágora, BTG Pactual, Citi Corretora, Guide Investimentos, Coinvalores, Concórdia, EconoFinance, Elite, Geração Futuro, Gradual, Inva Capital, Rico/Octo, PAX, TOV, Planner, Quantitas, Santander, Socopa, Solidez, SLW, Um Investimentos, Walpires, Wintrade, XP Investimentos.

Entre todas as carteiras publicadas pela InfoMoney em julho, nesta compilação apenas não foram considerados os portfólios com sugestões de ações que tenham perspectiva de pagamento de proventos.