IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Como investir para ir à Rússia ver a Copa do Mundo em 2018?

20/08/2014 11h00

Pergunta: Já estou querendo me preparar para a Copa do Mundo de 2018, e para isso quero fazer um investimento em Títulos Públicos, pelo que eu já estudei sobre o assunto o melhor seria um NTN-B, mais como não há nenhum com vencimento pra 2018, qual a avaliação que vocês fazem sobre a LTN-010118? Seria uma boa estratégia?

Leitor: Paulo

Resposta de Denis Beltrão, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Pelo que entendi seu planejamento é para acompanhar a Copa do Mundo de 2018 e o recurso será destinado para custear sua viagem.

Para que isso ocorra de forma eficaz, será importante que o recurso não tenha volatilidade e não seja deteriorado pela inflação. Porém protegê-lo não será uma tarefa fácil.

Como você mencionou, a melhor alternativa seria as NTN-Bs, que pagam IPCA+taxa pré-fixada. Todavia, o vencimento mais próximo ocorrerá em 2019 o que pode causar, dependendo do mercado, volatilidade caso faça resgate antecipado.

Outra alternativa também mencionada foi a LTN/2018, papel do tesouro com remuneração pré-fixada e garantida caso o investidor carregue a aplicação até o seu vencimento. Porém devemos levar em consideração algumas questões:

- O cenário atual é de maior volatilidade e instabilidade devido as incertezas econômicas que ocorrem por conta das eleições presidenciais;

- A inflação alta, ultrapassando o teto da meta em 12 meses, e poderá continuar assim em 2015;

- Cenário externo pressionando o câmbio que poderá contribuir ainda mais para uma alta de inflação;

- Devido a essa projeção, a maioria do mercado no momento projeta alta de taxa de juros em 2015.

- Pouco prêmio dos títulos pré-fixado em relação aos títulos pós-fixados.

Portanto, minha sugestão nesse atual cenário será em investimentos pós-fixados, que irão acompanhar a taxa SELIC até termos as definições das eleições e projeções mais claras para 2015.

Nesse caso, sugiro a LFT ou a LCI com liquidez caso consiga um % do CDI atraente.

Parabéns pela iniciativa de se planejar financeiramente para um evento que ocorrerá somente daqui a 4 anos. Isso fará toda a diferença para conseguir seus objetivos.

Denis Beltrão é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros ( IBCPF ). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O  IBCPF  e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser encaminhadas para onde_investir@infomoney.com.br