IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

5 comportamentos de alto risco prejudiciais a seus investimentos

22/08/2014 13h00

SÃO PAULO – Investir bem é um trabalho extremamente árduo. As pessoas estudam por anos, e mesmo assim superar o mercado parece ser uma tarefa extremamente árdua. Você está tomando riscos que não entende em seus investimentos? O colunista Mitchell Tuchman, do site MarketWatch listou cinco comportamentos prejudiciais tomados por investidores.

1 – Você coloca dinheiro em caixa em momentos de crise
Você vendeu suas ações antes da crise de 2008? Se a resposta para a pergunta é sim, o colunista afirma que essa é uma ótima notícia, mas você é um investidor tão inseguro que não conseguiu acertar o timing do mercado, você é só mais um investidor comum.

Um portfólio diversificado que combine com sua tolerância a risco não deveria ser desfeito em uma ação tão súbita. Além disso, colocar dinheiro em caixa em si é arriscado, o mercado pode ir para cima e deixar você para trás. O colunista classifica essa ação como reagir ao medo e não como investimento.

2 – Você checa as oscilações do mercado diariamente
Você mede sua pressão todo dia? E o seu colesterol? Claro que não. É bom saber seus dados de saúde em uma base regular de tempo, talvez uma ou duas vezes por ano. Da mesma forma, investimentos de longo prazo não devem ser alocados de uma forma que você precise revisá-los constantemente, afirma Tuchman.

3 – Você não lê os prospectos
Ignorar seus investimentos pode ser uma boa abordagem de longo prazo, se você estiver com um portfólio bem construído que se rebalanceia e, ao longo do tempo, ajusta seus investimentos conforme sua idade e objetivos. Se não, você é provavelmente o investidor que só checa as coisas após o mercado ficar amargo, escreve o colunista.

4 – Você não faz ideia de que taxas paga
Nos EUA, a média de taxa de fundos ativos é de 1,3%. Assessores financeiros costumam tirar mais 1% ou mais. Você sabe quanto paga para seu assessor financeiro? E para seu banco? E o quanto você paga em fundos? Se a resposta for não, sobe uma bandeira vermelha, assegura Tuchman.

5 – Você compra fundos durante um boom e nunca olha para trás
Todos conhecem um guru, que bate o mercado por alguns anos e começa a ganhar destaque. Qual é o fundo que ele gere? Ele ainda é gerido por ele ou alguém assumiu o controle? Fundos da moda costumam crescer dramaticamente, atraindo mais investidores. No entanto, com o tempo, mesmo a ideia de investimento mais poderosa é superada uma hora. Eventualmente, a vantagem se vai, mas as taxas permanecem, conclui o especialista.