IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Recebi uma herança milionária e quero dobrá-la; como investir?

22/08/2014 12h00

Pergunta

Tenho 35 anos, sou casado e tenho dois filhos pequenos. Sou formado em administração de empresas e recebi de herança do meu pai um patrimônio avaliado em R$ 60 milhões todo em imoveis alugados, vários residenciais, apartamentos, comerciais, como lojas, agências bancárias e até um imóvel alugado para uma grande universidade.

Estes imóveis estão localizados em São Paulo capital e no interior também, e rendem R$ 240 mil em alugueis por mês. Estou investindo os rendimentos na construção de novos imoveis no interior de São Paulo, a maioria para a venda, mas reservo alguns para ficar no meu portfólio e aumentar minha renda de aluguéis.

Tenho lido aqui que muitos acreditaram que investimento em imoveis é um péssimo negócio. Devo abrir mão de uma parte dos meus imóveis para investir em outros negócios? Continuo da mesma forma? Afinal a renda que consigo é muito mais do que suficiente para que eu viva bem. Tenho dois filhos e penso em deixar no futuro para cada um deles no mínimo o que eu recebi, corrigido.

Leitor: Marcelo

Resposta de Fernanda Astudillo , CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF

Olá Marcelo, parabéns pela iniciativa e a precaução com o futuro dos seus filhos. Para uma análise mais detalhada é importante identificar outras variáveis, como perfil do investidor e se possui outros recursos investidos. Por ora fiz uma análise baseada nas informações disponíveis. Investimentos em imóveis são boas alternativas, ainda mais quando eles trazem uma renda mensal. Examinando os valores informados, o retorno que você tem desses aluguéis é cerca de 0,4% bruto ao mês, inferior ao rendimento da poupança e abaixo da inflação, impactando no seu poder de compra, sendo assim, talvez seja interessante rever alguns contratos.

Mesmo sendo uma opção interessante, manter 100% da carteira alocado em imóveis não é recomendado, pois seus recursos estão todos imobilizados. Se a sua intenção é manter investimentos atrelados ao mercado imobiliário, existem outras opções, como Fundos Imobiliários e LCI. Nos Fundos Imobiliários o cliente recebe mensalmente uma renda, que é isenta de imposto de renda. Existem alguns fundos no mercado que a renda gira em torno de 0,6% e 0,7% ao mês. Outra opção é a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) em que o retorno também é isento de imposto de renda, chegando a 90% do CDI ou mais, dependendo do valor investido. Lembrando que a diversificação é o melhor instrumento para buscar retornos mais interessantes e ao mesmo tempo proteger (hedge) seu capital. Mantenha sempre uma reserva de emergência com produtos que tenham liquidez, como é o caso do CDB DI e Fundo DI, que acompanham a taxa básica de juros do país. Pensando em modalidades de médio prazo, os fundos multimercado são alternativas interessantes e buscam um retorno acima do CDI. Existem várias opções no mercado e é recomendado analisar a questão de risco e retorno, adequando o produto ao seu perfil.

Assim como pensar no futuro dos seus filhos é importante, pensar nos seus objetivos de longo prazo também é. É recomendado que planos de previdência complementar fizessem parte da sua carteira. Além de trazer benefício fiscal, no caso do PGBL, é uma excelente ferramenta de sucessão patrimonial. Sendo assim, pode ser interessante fazer um plano de previdência para seus filhos. Realize uma simulação de acordo com a idade de cada um, considerando o valor inicial da aplicação, contribuição mensal e o volume que pretende acumular no decorrer do investimento. Além da previdência, investir no tesouro direto é uma opção interessante. As NTN-Bs rendem uma taxa prefixada mais variação do IPCA (inflação), importante para manutenção do poder de compra. Recomendo que estude as opções e realize uma diversificação de acordo com seu perfil de investidor. Bons Investimentos.

Fernanda Astudillo é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros ( IBCPF ). 

As respostas refletem as opiniões da autora. O  IBCPF  e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser encaminhadas para onde_investir@infomoney.com.br