IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsa subiu demais? Veja 10 ações que ainda têm espaço para alta em 2014

26/08/2014 13h00Atualizada em 30/08/2014 11h11

SÃO PAULO – Faltam pouco mais de quatro meses para o final de 2014 e o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, acumula alta de 14,31% do início do ano até o fechamento do dia 24 de agosto.

Grande parte dessa alta se dá principalmente pelo cenário eleitoral, principal guia do mercado de ações neste ano.

Apesar disso, é possível montar uma boa carteira de ações e garantir um bom desempenho até o final do ano?

Para o analista Pedro Galdi da corretora SLW, é possível. O analista listou dez ações que têm potencial para subir nos próximos meses.

Ambev (ABEV3)

Uma das maiores empresas em valor de mercado da Bolsa brasileira, a Ambev trabalha na produção e distribuição de cervejas, refrigerantes e outros tipos de bebidas e é líder de mercado em diversos países, como Argentina, Uruguai e Brasil. A recomendação do analista é pelo fato de esse ser um papel mais conservador e em caso de cenário eleitoral adverso ele ser uma proteção para o investidor.

Kroton (KROT3)                        

Até o fechamento do dia 21 de agosto, as ações da Kroton marcam alta de 71,08% em 2014. Mas, mesmo assim, ainda há espaço para alta de acordo com Pedro Galdi: “ela (a Kroton) engoliu a Anhanguera no processo de fusão e está muito bem posicionada em um setor que está em franca consolidação”, destaca.

Gerdau (GGBR4)

A companhia siderúrgica tem sofrido na Bolsa no ano de 2014, principalmente por causa do fraco desempenho da indústria no Brasil. Mesmo assim, o analista da SLW afirma que a empresa pode ser uma boa alternativa por seu desempenho nos EUA, que estão melhorando muito e fazem com que o efeito da economia no Brasil seja minimizado. “Além disso, o preço mais baixo pode ser um atrativo para o papel”, diz o especialista.

BB Seguridade (BBSE3)

A BB Seguridade é uma empresa que, desde seu IPO em 2013, já viu o valor de suas ações praticamente dobrar. Nesse contexto, o espaço para altas pode parecer limitado, mas não é. De acordo com Galdi, o mercado segue acreditando na empresa e em seus resultados e assegura: “no setor em que ela atua, não há possibilidade de não registrar ganhos financeiros”.

Vale (VALE3)

A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo, com produção e vendas em todos os continentes de vários tipos de minério, como ferro, níquel e cobre. Galdi afirma que o preço do minério de ferro não está bom, mas a empresa produz um minério de melhor qualidade e consequentemente mais caro que deve ser vendido no mercado chinês.

Raia Drogasil (RADL3)

A empresa possui mais de 800 lojas ao redor do Brasil e oferecem medicamentos, genéricos, itens de higiene pessoal e cosméticos. “Caso o desemprego aumente, isso não afeta tanto o resultado da empresa, já que medicamentos são itens de primeira necessidade. Além disso, a empresa tem espaço para recuperação”, afirma Galdi.

Eztec (EZTC3)

A construtora que atua principalmente na região metropolitana da cidade de São Paulo também é uma das recomendações de Galdi. O analista destaca que a companhia não tem endividamento e que cumpre suas promessas e cronogramas, fazendo com que tenha imagem de empresa confiável para os acionistas.

Magazine Luiza (MGLU3)

A empresa é uma das maiores varejistas de eletrodomésticos e móveis do Brasil e que apresentou um forte resultado no segundo trimestre de 2014. “A empresa vendeu muito por conta da Copa do Mundo e, segundo a presidente da companhia, o terceiro trimestre também está vindo forte”, diz Pedro Galdi.

Banco do Brasil (BBAS3)

As ações da instituição financeira já se valorizaram mais de 20% em 2014. Grande parte dessa alta se dá, justamente, por conta do cenário eleitoral e das perspectivas de uma campanha mais complicada para a candidata à reeleição Dilma Rousseff. Para Galdi, essa é uma ótima opção exatamente para quem quer se aproveitar do cenário eleitoral para tentar ganhar com eventuais altas futuras.

Klabin (KLBN11)

A empresa é a maior produtora de papéis para embalagem do Brasil, além de ser líder na produção de cartões para embalagem de sacos industriais e de madeira em toras. O analista afirma que os resultados referentes ao segundo trimestre de 2014 da companhia agradaram, principalmente por causa de uma geração de caixa melhor, e fazem com que esse seja um bom investimento para o fim do ano.