IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Custo de condomínios em São Paulo sobe próximo a inflação

26/08/2014 13h45

SÃO PAULO – Os custos condominiais na região metropolitana de São Paulo registraram alta de 6,45% nos últimos 12 meses, segundo o Icon (Índice de Custos Condominiais), realizado pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação). A alta está próxima à inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do mesmo período, que foi de 6,50%.

O grupo de custos que apresentou a maior variação foi o de Pessoal/Encargo, com 7,24% acumulados entre junho de 2013 e julho de 2014. Este grupo é composto, principalmente, por salários, benefícios e encargos sociais. 

O vice-presidente de administração imobiliária e condomínios do Secovi-SP, Hubert Gebara, recomenda que os síndicos mantenham os valores da taxa condominial sempre atualizado, a fim de manter o equilíbrio nas contas e a conservação do patrimônio.

Levantamento
O Icon tem como objetivo de acompanhar a evolução dos custos das taxas em condomínios residenciais situados na Região Metropolitana de São Paulo. A amostra é composta de empreendimentos com 48 a 56 unidades, considerado um edifício padrão para a cidade de São Paulo, e que emprega, em média, seis funcionários.