Vai trabalhar de casa? 4 dicas para ser um freelancer de sucesso
SÃO PAULO – Seja para adquirir mais experiência ou para conseguir um dinheiro extra, cada vez mais as pessoas estão em busca de trabalhos como freelancer.
Segundo o diretor para a América Latina do Freelancer.com, Sebástian Siseles, ao contrário do que muitos pensam, acumular trabalhos temporários no currículo não é malvisto pelos empregadores, como pessoas que pulam de empregos fixos em pequenos períodos. “Cada vez mais as pessoas estão em busca de ‘freelas’ para adquirir experiência e centenas de oportunidades surgem como uma alternativa de oferecer independência profissional”, afirma.
Porém, para ter sucesso como um profissional freelancer é preciso muito planejamento e organização, tanto financeira quanto profissional. Se você tem interesse em se destacar neste mercado, veja alguns passos essenciais:
1- Determine suas habilidades e objetivos
A primeira etapa é decidir sua área de interesse. Foque-se naquilo que você já estudou ou possui uma paixão e especialize-se; busque inovar e melhorar suas habilidades dentro desse nicho. Quanto mais experiência você tiver, maiores são as possibilidades de entregar trabalhos de qualidade e, consequentemente, ser contratado.
2- Supere seus concorrentes
Não é somente o preço que conta. Pontos como prazos, qualidade, organização e inovação contribuem para que um profissional saia à frente dos concorrentes, já que o tornam mais confiável para realizar os projetos. Por isso, é importante estar sempre bem preparado.
3- Selecione as ofertas de trabalho
Não tenha medo de dizer não aos projetos questionáveis. Se para quem está começando isso soa como um luxo, com o tempo os freelancers passam a perceber quais clientes ruins não acrescentam em nada, apenas sugam sua energia e atrapalham seu bem-estar. Além de tirar o tempo que poderia ter sido investido em clientes em potencial.
4- Valorize seu tempo e a qualidade do seu trabalho
Faça seu trabalho valer a pena. Pesquise os preços e custos atuais para evitar receber menos por um trabalho realizado. A maioria dos clientes sabe apenas do seu mercado de trabalho e não das demais áreas, portanto acaba não tendo ideia de valores. Esta é a responsabilidade do freelancer, ajudar o cliente a entender mais sobre seu trabalho, a complexidade e quanto vale esse tempo.
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