IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

As principais armadilhas em que caem os investidores iniciantes - e como se proteger

02/09/2014 11h25

  Texto de Henrique Baggenstoss, planejador financeiro pessoal com certificação CFP ®  (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros. Henrique é sócio da Manchester Investimentos.

Investimento é um tema super importante na vida de todos, pois envolve a saúde financeira de cada pessoa, o quanto ela pode ter de conforto no seu dia a dia, a preparação para a aposentadoria, o estudo dos filhos, etc. Sendo um assunto tão importante, é imprescindível ficar atento as armadilhas que surgem nesta área, e abaixo veremos algumas delas:

1)Iniciar um planejamento financeiro muito tarde.

É fato conhecido que quanto antes se iniciar os investimentos, melhor. Teremos mais tempo para deixar o capital rendendo, mais tempo de poupança e mais tempo de aprendizado. Infelizmente, mesmo sabendo disso e falando de um assunto tão importante, algumas pessoas deixam para pensar nisso apenas com uma idade mais avançada. O principal ponto é não deixar para depois, se a pessoa já entendeu a importância, é hora de agir e começar de fato a se planejar. E mais, precisamos criar a cultura de incentivar o próximo, os amigos, familiares e principalmente ensinar os filhos a criar essa cultura desde cedo. A diferença entre quem começa cedo e tarde é gritante.

2)Não buscar o aconselhamento correto.

É normal vermos pessoas investindo por conta própria, com pouco conhecimento e pouca pesquisa sobre o assunto. Acho que nada pode ser tão devastador nesse ramo quanto isso. Seria o mesmo que a pessoa ter um problema de saúde e começar a se medicar sozinha, ou precisar fazer uma cirurgia e não buscar um especialista na área. Iremos consultar um amigo para saber qual remédio tomar? Se damos a devida atenção a nossa saúde, porque não dar também a este assunto tão importante? É preciso quebrar este paradigma, e começar a buscar especialistas no assunto. Especialistas que tenham certificações e conhecimento para ajudá-los da melhor maneira possível. Minha indicação seria buscar um profissional com certificação CFP®, que poderá lhe auxiliar a traçar um planejamento financeiro adequado aos seus objetivos. E mais, questione a pessoa que está lhe auxiliando atualmente. Quais certificações ela possui? Qual a experiência que tem? Acredito que grandes surpresas aparecerão.

3)Não conhecer o perfil do investidor e objetivos.

Como saber aonde investir seu capital, sem saber qual é a sua tolerância a risco e seus objetivos? Seria estranho iniciar uma viagem sem saber seu destino, e qual meio de locomoção se pode utilizar, correto? O perfil do investidor é uma ferramenta muito importante, ela ajudará o investidor a entender melhor sua tolerância a riscos, e quais produtos financeiros são adequados para o seu caso. E definir claramente os objetivos, ajuda também a saber qual o portfólio correto para cada caso. Sabendo estes dois pontos, evitamos surpresas desagradáveis e teremos uma “viagem” tranqüila pela frente. Fique atento para atualizar periodicamente este perfil e objetivos, pois eles podem mudar ao longo da vida.

4)Investir todos os recursos em um produto.

Provavelmente as pessoas que evitaram os erros acima, estarão fora deste erro também. A diversificação da carteira é mais conhecida por todos, e já escutamos falar nela há bastante tempo. “Não colocar todos os ovos na mesma cesta”. Mesmo sendo conhecida, em momentos de euforia em determinado mercado, é comum ver investidores alocar grande parte do capital em apenas um produto. Como exemplo temos o mercado imobiliário dos últimos anos. Quantas pessoas destinaram grande parte do capital para este ramo? Quantas pessoas destinaram mais do que era seguro? Várias. E todo mercado tem seus altos e baixos, por mais seguro que seja. Para evitar essa armadilha, é preciso conhecer o seu perfil de investidor e mais, respeitar ele. Disciplina para se manter investindo no que é adequado é fator decisivo. Cuidado com os “amigos” que estão ganhando dinheiro em mercados da moda. É inerente ao ser humano só comentar as vitórias, ninguém comenta quando perde dinheiro. Uma carteira diversificada ajuda a termos um caminho mais tranqüilo rumo aos nosso objetivos, sem solavancos e fortes emoções.

O texto reflete as opiniões do autor. O Infomoney não se responsabiliza pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Gostou das explicações? Tem mais dúvidas sobre investimentos e planejamento financeiro? Mande um e-mail para o Henrique:
 henrique@manchesterinvest.com.br