IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

7 modos de pensar que diferem empreendedores bem-sucedidos dos demais

09/09/2014 09h24

SÃO PAULO - As profissões moldam os pensamentos e hábitos das pessoas. No empreendedorismo, isso não é diferente. Segundo o Business Insider, os empreendedores veem o mundo de uma forma diferente da maioria das pessoas, característica essa que distingue quem nasceu ou não para os negócios. Confira abaixo sete modos diferentes de pensar de empreendedores de sucesso:

1. Eles veem o dinheiro como uma maneira de ganhar mais dinheiro
Enquanto a maioria das pessoas querem dinheiro para gastá-lo, os empresários veem no dinheiro novas chances de investimentos. “Quando os empresários recebem dinheiro, eles encontram uma maneira inteligente de investir em uma oportunidade de negócio que pode lhe render um retorno ainda maior”, disse o fundador da empresa de software, Oliver Emberton.

2. Eles têm a habilidade de focarem intensamente em algo
Empreendedores bem-sucedidos conseguem focar em fatos, objetivos e tendem a ser muito mais organizados do que a maioria dos profissionais. Esse foco intenso, muitas vezes, é a razão pela qual muitos profissionais alegam não conseguir trabalhar com empreendedores como Steve Jobs e Elon Musk. “Por estarem muito focados e altamente organizados, eles eram intolerantes à ineficiência.”

3. Eles são realistas sem deixar de ser positivos
“Para fazer apostas inteligentes, o que implicará em riscos, você precisa estar com os pés no chão para verificar a viabilidade deste passo”, disse Emberton. Os empreendedores, segundo ele, não são pessimistas nem otimistas demais, o que poderia fazer com que perdessem a noção de realidade.

4. Eles veem obstáculos como oportunidades
A maioria das pessoas desiste de suas metas de carreira ou de vida pessoal nos primeiros obstáculos. Já os empresários bem-sucedidos veem eles como desafios inesperados, como forma de tornar sua empresa ainda mais forte, disse o empresário Andrei Kolodovski.

5. Eles se concentram no custo de oportunidade
Os empreendedores tomam decisões a partir das opções que têm maior possibilidade de retorno. “A cada tomada de decisão, eles se certificam se o valor criado a partir dessa ação será maior que o custo dos recursos utilizados”, disse Kolodovski. “As pessoas comuns tendem a se concentrar apenas nas despesas.”

6. Eles vão além de suas capacidades
Verdadeiros empreendedores estão sempre pensando em oportunidades de crescimento. Em vez de agirem de forma prática e trabalharem dentro de sua zona de conforto, eles se forçam a passar por situações que exigem mais de suas habilidades para transformar suas aspirações em realidade.

7. Eles têm visão
Os empresários de sucesso são movidos pela ideia de que eles têm a solução para qualquer pergunta, qualquer problema. E eles correm atrás desta meta sem se abater com críticas ou pessimismo. “Os empresários veem algo que precisa ser feito, seja um produto ou serviço, e eles sentem que podem solucionar isso”, disse o empresário Gerard Danfort.