IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA confirmam primeiro caso de Ebola no país e ações de farmacêuticas sobem 30%

30/09/2014 19h45

SÃO PAULO -  Autoridades de saúde dos EUA confirmaram na noite desta terça-feira (30) o primeiro caso de Ebola no país. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC na sigla em inglês) confirmou um paciente  diagnosticado com o vírus no estado do Texas. No exato momento em que a notícia foi divulgada, ações de empresas que estudam a doença para produzir remédios dispararam na bola norte-americana.

É o caso da Tekmira Pharmaceuticals, que durante o after hours na NYSE disparou 30%, atingindo US$ 27,45. A companhia está entre as empresas que estão produzindo um medicamento para ajudar no tratamento contra o vírus Ebola. O remédio está sendo desenvolvido pela Tekmira em conjunto com órgãos de controle de doenças dos EUA.

Ainda ontem, autoridades do Hospital Presbiteriano do Texas disseram em um comunicado que um paciente não identificado estava sendo testado para o vírus Ebola e tinha sido colocado em "estrito isolamento", devido aos sintomas e o histórico de viagem recente. Em coletiva, autoridades do CDC confirmaram que o teste deu positivo hoje de manhã.

Essas mesmas autoridades disseram que irão controlar o estado do paciente e que vão isolar todas as pessoas que tiveram contato com ele. Além disso, eles destacaram que os EUA estão preparados para evitar que a doença se espalhe no país e ressaltaram que o contágio não ocorre pelo ar.  Hospitais norte-americanos têm tratado vários pacientes que foram diagnosticados com Ebola na África Ocidental, onde ocorre o pior surto já registrado do vírus, que já matou mais de 3.000 pessoas.